Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

21 de maio de 2013

Goji berry emagrece mesmo?

Quem rouba a cena de imagrecedor milagroso agora é o Goji berry, posto anteriormente ocupado pela chia, chá verde, óleo de cocô, entre outros. De tempos em tempos algum alimento rouba a cena. Atualmente, o goji berry vem assumindo seu lugar, uma fruta bastante consumida na China e migrada recentemente ao Brasil. Encontra-se sua versão em pó e desidratada, já que sua versão in natura sai muito caro. Para afirmar seus benefícios é necessário conhecer os nutrientes que nela contém.

A dose diária de ingestão de vitamina C recomendada é de 75 miligr
anas para mulheres e 90 para homens, em 100g da fruta encontramos 42 miligramas do nutriente. Por conta deste nutriente é que a fruta tem gerado bafafá no campo do emagrecimento, já que um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que não ingerem níveis adequados de vitamina C tinham menor capacidade de queimar gordura do que as que tomaram cápsulas do nutriente.  Isso se deve a participação ativa nos processos metabólicos, onde a carência talvez prejudique o trabalho das células, que, assim, deixariam de utilizar a energia de forma eficiente. No entanto, no trabalho americano, os dois grupos pesquisados seguiam uma dieta restritiva, ao final de um mês, não houve diferença significativa na perda de peso entre as turmas. Ambos secaram 4 quilos em média. Ou seja, o que mais importa é o controle de calorias ingeridas. Por isso não resolve o consumo exagerado de vitamina C, como a fruta chinesa, esperando que o ponteiro da balança caia. A dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental.

Fazendo justiça ao nutriente em destaque na goji, apesar de a substância não fazer a torra da gordura, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, o que por si só já justificaria o uso da frutinha. Já com relação ao indice glicêmico(IG), ela soma apenas 29 pontos, sendo que alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG, o que é vantagem pois eles não fazem os niveis de glicose disparar, e o pâncreas não precisa liberar de uma vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de topdo o açúcar excedente. Lembrando que outra função da insulina é armazenar energia no corpo, incusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.

Além disso, estudos mostram que o goji tem capacidade antioxidante que tem garantido à substância o cargo de protetora contra doenças relacionadas ao avançar da idade, males cardiovasculares e neurodegenerativos, problemas de visão, entre outros. Outra carta na manga são os carotenoides, grupo ao qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, estas substancias são capazes de prevenir mazelas oculares.

Se quiser aproveitar esse combo, que ainda inclui vitaminas do complexo B, diversos minerais e aminoácidos, a solução é investir na goji desidratada, que em comparação com a fruta in natura a única diferença é a ausência de água. Recomenda-se o consumo de 2 colheres de sopa por dia, o quereune 100 calorias, lembrando de moderar non resto da dieta. Com esses cuidados, a frutinha ajuda, sim, a se alegrar em cima da balança.





Fonte: Revista Saúde maio/2013

15° SEMANA GESTACIONAL



15° SEMANA GESTACIONAL



Nesta semana, o bebê começa a desenvolver o seu paladar. Estudos mostram que os alimentos consumidos pela mãe, o sabor dos mesmos passam pelo líquido amniótico.

Então, está é uma ótima hora para aquelas gestantes que ainda continuam a comer algumas guloseimas fora de hora, mudar seus hábitos alimentares. Vamos lá, coma somente alimentos saudáveis e cheio de vitaminas, para que seu bebê conheça o gosto e já comece a gostar de ter uma vida saudável.





SENTINDO O BEBÊ:



Ontem quando fui dormir comecei a escutar alguns barulhos de água dentro da minha barriga. Eu não senti o bebê, mas fiquei escutando e acho que a Isabela estava dando cambalhotas... Geralmente começamos a sentir o bebê a partir da 16° semana! Que ansiedade!



ALIMENTAÇÃO:



Depois que se encerra o 1° trimestre os enjoos e mal estar começam a diminuir. Então, devemos aproveitar para começar a se alimentar melhor.

No inverno o nosso organismo queima mais calorias para manter a temperatura corporal. Neste período do ano e gestação precisamos comer alimentos mais energéticos e você pode optar por alimentos integrais (arroz, massa, pães,...).



Alimentos que eu estou consumindo todos os dias:



- Salada de fruta (todas as tardes eu como)

- 2 unidades de Bergamota e laranja. Fontes de vitamina C. Auxilia na absorção de ferro que é fundamental na gestação, além disso, a vitamina C auxilia na prevenção de gripes e resfriados e no funcionamento do intestino. Comer a laranja com o bagaço!

- Ovos. Não posso mais ver ovos! O ovo tem colina que promove o crescimento do bebê e sua saúde cerebral.

- Feijão. Todos os dias tenho comido feijão para auxiliar na prevenção de anemia.

- Aveia. Utilizo o farelo de aveia (rica em betaglucana) com iogurte. A aveia é rica em vitaminas e minerais e, além disso, auxilia no intestino.



No outro post falei sobre as barras de proteínas para ver se auxilia na saciedade. Eu adorei! Vale a pena comer à tarde de lanche quando se está na rua.

Marcas recomendadas: VO2 e Supreme (para mim são as melhores).





MUDANÇAS:



- Intestino começou a melhor desde que eu comecei a usar os Lactobacillus (1 cápsula a noite – antes de dormir).



- Estrias: Ganhei o creme mamãe e bebe da Natura (emulsão auxiliar na prevenção de estrias, com óleo de passiflora) da Bruna – uma amigona.

Já estava usando o óleo da Natura. Estou adorando!

 

16 de maio de 2013

14° SEMAMA GESTACIONAL



14° SEMANA GESTACIONAL:


         Nesta semana já comecei a perceber que o meu abdômen começou a criar formato de gestação e junto veio uma grande preocupação “ESTRIAS”.

Fui ao gineco dia 16/05 e uma das minhas dúvidas era em relação aos cremes:


Qual é o melhor creme para estrias?

O meu ginecologista Dr. Élvio Michelon me passou uma lista:
·         Luciara
·         Natura
·         Maternite da Payot
·         MasterSkin

Passei algumas horas do dia pesquisando qual é o melhor creme e muitas gestantes usam o Luciara por não ter cheiro e durar 24 horas e o creme e óleo da Natura mamãe e bebe. (Eu já estou usando o óleo da Natura e adorei).
Em relação ao Luciara, no meu ponto de visto é bem indicado para as gestantes que trabalham como eu e não tem tempo para passar o creme 2 vezes ao dia, já que ele tem duração de 24 horas.
O valor do Luciara é o mais caro desta lista, mas comparado com o Mustela sai bem em conta. (Mustela no Brasil custa em torno de R$ 200,00 e nos USA até U$ 30).
Para quem vai viajar ou conhece alguém que viaja seguido vale a pena pedir para trazer o Mustela.


- PREPARANDO OS SEIOS para AMAMENTAÇÃO!

           O ginecologista também me recomendou o Massê e bucha natural para os mamilos. Nesta fase já devemos começar a prepará-los os mamilos para a amamentação massageando-os.
             O Massê é um creme que previne rachaduras e fissuras nos mamilos e é indicado a começar a usar a partir do 6° mês, mas o quanto antes começarmos a usar, mais hidratado estará o mamilo para a amamentação.

SUPLEMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

No 1° trimestre eu tomei o Materna e na última consulta o gineco trocou para o  Natele (complexo de vitaminas e minerais – Vitamina A, D, E C, B1, B2, B5, B6, ácido fólico, B12, zinco e cálcio).
Gostei mais o Natele, pois é uma cápsula gelatinosa e é melhor de deglutir.

Também estou usando Lactobacillus + FOS em sache, pois meu intestino ainda está constipado.  Para esta fórmula estou usando os meus conhecimentos de nutricionista, claro! Além de passar o dia comendo frutas e bebendo água!

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL

         Nesta última consulta, o gineco me pesou e eu aumentei 2,350gramas. Já imaginava, pois meu apetite aumentou consideravelmente.
        Gostaria de aumentar 1,5Kg até o 1° trimestre, mas no gráfico de acompanhamento nutricional da gestante continuo com baixo peso para semana gestacional.
        Pensei em comprar algumas barrinhas de proteína aqui da loja para ajudar a saciar a fome, pois eu como, como, como e estou sempre querendo mais. Semana que vem eu conto se ajudou!

Referência Curva de ATALAH, 1999, Modificado. Dezembro de 2002.

Abraços e até a  15° semana!!!!!!

14 de maio de 2013

13° SEMANA GESTACIONAL


Finalmente estamos encerrando o 1° trimestre e os enjoos começam a diminuir!

Uma nova etapa da gestação iniciou, se encerrando a instabilidade.

Agora o bebe começa a duplicar de tamanho e o seu rim já trabalha perfeitamente, aumentando a micção da mãe.

Um nutriente muito importante é a vitamina B12 (já mandei manipular), contribui para formação dos glóbulos vermelhos – evitando a anemia.

Nesta semana realizei o exame de Translucência Nucal (TN). Este exame serve para verificar se o feto apresenta risco de alterações cromossômicas, má formação ou alguma síndrome genética.

Este exame eu realizei na Clínica Femina (Caxias do Sul  com a  Dr. Maria Carolina “Excelente profissional”) e fiz o exame completo particular – Risco Genético.
Exame completo (trissomia do 21, trissomia do 18 e trissomia do 13).
Além do risco genético neste período você consegue ver o sexo do bebe.

 Nós conseguimos... É uma menina – ISABELA (75% de chance de ser menina).

Escutei os batimentos cardíacos pela 1° vez, foi muito emocionante. 

O bebe se mexia bastante, bem engraçado de ver, pois só tem 6,5 cm de comprimento e é perfeito!

Sobre a dieta:
Continuo comendo todos os dias:
- Ovo cozido
- Muitas frutas (evitara  constipação)
- bebo 1 a 1,5 litro de água + chimarrão e sucos
- Usando ácido fólico



EU SOU A ISABELA!!!!


12° SEMANA GESTACIONAL




Já estou saindo do primeiro trimestre e alguns sintomas gestacionais ainda continuam a aparecer, como: náuseas, constipação, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade (principalmente para fazer a eco translucência nucal). 


Perguntas comuns das gestantes: “Será que está tudo bem com o meu filho?”, “Será que ele está se desenvolvendo normalmente dentro da barriga e com saúde?”


Estou ansiosa para fazer está eco de TN. Está marcado para semana que vem (13° semana).
 
O corpo da mãe já começou a se transformar. Está aumentando os seios e abdômen.


Em relação aos enjoos eu tenho usado pedaços de gengibre em raiz e vitamina B6. Isto tem aliviado muito os sintomas e acabo não precisando tomar medicamento.