Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

27 de abril de 2015

A importância do consumo adequado de água

A água é indispensável para a vida humana, pois está presente no sangue que é composto por 83% de água (Pace, 1998), nas articulações, no sistema respiratório, na regulação da temperatura corporal, na pele, no sistema digestivo e nervoso, participando no processo de transporte de alimentos, oxigênio, sais minerais, além de estar presente em todas as secreções como o suor e a lágrima. Para facilitar a compreensão, nós da Clínica Corpore Sano, elencamos alguns itens para você:

1 - Facilita a digestão
A água contribui para a formação de enzimas que são substâncias que facilitam as reações químicas do organismo, interferindo também na produção da saliva e suco gástrico, que atuam na digestão.
2 - Previne o inchaço
Sem uma hidratação adequada, o volume de sangue diminui. Assim, as vitaminas e os minerais, que são transportados pelo sangue, demoram mais tempo para chegar às células, na pele e nas extremidades como cabelo e unhas. Por outro lado, bem hidratada, os nutrientes chegam na sua pele deixando-a mais bonita e seu cabelo e unhas mais nutridos. Além disso, com uma boa irrigação, o organismo não retém sódio – responsável pelo edema (inchaço).
3 - Regula a temperatura
Por meio da transpiração, a água evita que o organismo entre em colapso com alterações bruscas de temperatura e faz com que ele se adapte ao ambiente.
4 – Melhora a performance da atividade física
O melhor desempenho em atividades físicas ocorre porque as fibras musculares ficam bem hidratadas, deslizando com mais facilidade, o que reduz o risco de cãibras e de contusões.
5 – Desintoxicar
Grande parte das toxinas são eliminadas pelo nosso organismo por meio da urina e do suor. Por dia, segundo Mahan (2002) nos eliminamos diariamente 2.300L de água, sendo 1.400L através da urina, 100ml nas fezes, 450ml pela transpiração e 350ml pelo trato respiratório. Se não houver hidratação suficiente, esses processos– e a sua saúde! – ficam comprometidos.
6 - Ajuda no processo de emagrecimento

Sim! A água interfere diretamente no processo de emagrecimento, pois faz parte de uma reação química para quebra de gordura. Se o indivíduo está desidratado, não há água o suficiente para a quebrar o triacilglicerol (gordura), dificultando o processo de emagrecimento! Uma dica para potencializar esse efeito de quebra e queima de gordura é consumir a água gelada, pois dessa forma seu corpo trabalha para aquecê-la, de maneira que ela saia dos 4º C (média da temperatura de uma agua gelada) e se iguale à temperatura do seu organismo, ou seja, 36º C. O esforço que o corpo realiza para aquece-la faz com que ele consuma mais energia. Maior consumo de energia quer dizer queima de calorias, e queima de calorias quer dizer perda de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário