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7 de maio de 2015

Queda de cabelo, como prevenir?

Queda de cabelo, como prevenir?
Quando o assunto é beleza, os cabelos são uma das prioridades femininas. Não importa se é liso, encaracolado, curto ou longo, o importante é que eles estejam bem cuidados e saudáveis. Mas, e quando os fios começam a cair, será que existe solução? A identificação da causa da queda de cabelo é essencial para um tratamento eficaz. 
Mulheres dos 12 aos 60 anos estão mais sujeitas à queda de cabelo, sendo mais comum entre 25 e 45 anos. Entre as causas mais encontradas estão as alterações hormonais, estresse, depressão, ovários policísticos, doenças autoimunes, deficiências nutricionais, medicamentos, álcool, quimioterapia e até mesmo a anorexia.

É importante lembrar que, o tratamento capilar deve ser multidisciplinar, garantindo a  assistência de diversos profissionais da área da saúde, como por exemplo, o endocrinologista, que avalia as condições hormonais e o nutricionista, que avalia a segurança alimentar e deficiência e/ou excesso de diversos nutrientes que estão diretamente relacionados à queda de cabelo.                   
                                                                                                                               

Mas, afinal, quais são os nutrientes que devemos consumir para evitar a queda de cabelo? Existem diversos nutrientes que estão associados à queda de cabelo, entre eles o Beta-caroteno que é encontrado nos vegetais alaranjados e em folhas de cor verde-intensa, vitaminas do complexo B, encontradas nas carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes e o Zinco presente nas ostras, castanhas, leite, quinua e farelo de trigo. Estes nutrientes ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, além de estimular a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Já os aminoácidos, lisina, cisteína e prolina encontrados nas carnes, são as matérias-primas para a construção dos fios.

No entanto, a queda de cabelo pode estar associada ao consumo excessiva de alimentos fontes de vitamina A, bem como a uma deficiência de ferro, biotina, zinco ou proteína. É fundamental o acompanhamento de uma nutricionista para avaliarmos a origem, podendo tratar de forma mais adequada e individualizada!


Fontes:  Revista Saúde e Livro Nutrição Aplicado à Estética de Ana Paula Pujol

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