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25 de maio de 2015

Saúde da mulher: Menopausa

A menopausa é caracterizada pela interrupção do ciclo menstrual devido à diminuição gradual da função ovariana. Esta fase tem o seu início geralmente entre 40-50 anos de idade, no entanto alguns sintomas podem surgir alguns anos antes. Esta fase é chamada de pré-menopausa.
Durante a pré-menopausa, os ovários não ovulam com regularidade, surgindo diversos sintomas como ressecamento da pele, depressão, ansiedade, alterações de humor, fadiga, insônia, e o mais conhecido: ondas de calor. Para diminuir esses sintomas, adote uma alimentação rica em alimentos naturais, especialmente cereais integrais, legumes, hortaliças e frutas, pois esses alimentos contribuem para o equilíbrio hormonal.

Dicas Nutricionais:
- Pratique atividade física (procure orientação de um profissional capacitado). Atividades físicas liberam endorfinas, que provocam sensação de bem-estar, auxiliando nos sintomas de depressão, ainda, ajudam a fixar o cálcio nos ossos e combatem a obesidade.
- Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio, pois devido à redução do estrogênio, o cálcio tem uma maior dificuldade de ser “fixado nos ossos”, aumentando o risco para o desenvolvimento da Osteoporose;
- Aumente o consumo de fitoestrógenos (Os fitoestrógenos, também denominados como fitoesteróis, são hormônios presentes em plantas, que apresentam semelhança estrutural aos hormônios estrógenos humano), pois os mesmos auxiliam na redução dos calorões. Fontes: soja, tofu, missô e sementes de linhaça, erva doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre e inhame.
-Ingira alimentos ricos em vitamina E (gérmen de trigo, aveia, carnes, feijão, ervilha e cereais integrais), e C (frutas criticas como acerola, laranja, limão, goiaba), pois ajudam na hidratação e evitam ressecamento da pele;
- Inclua alimentos ricos em triptofano (aminoácido presente nos leites e derivados, banana, cacau, aveia), pois diminuem a sensação de depressão, e as variações de humor decorrentes dessa nova fase;
- Evite alimentos ricos em cafeína, como o café, chá verde, chimarrão e, evite também, o consumo de álcool, pois estes agravam o aparecimento das ondas de calor.


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