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30 de julho de 2012

Creatina: vá com calma!


A creatina é uma proteína que foi liberada pela ANVISA, mas ainda causa polêmica no seu uso. Hoje se sabe que a creatina aumenta a massa muscular, por isso é tão utilizada em academias. Vale também lembrar que o uso não é considerado dopping.
Mas os especialistas ainda não têm uma resposta na ponta da língua se a creatina tem efeito positivo ou negativo ao organismo. É inegável que a suplementação de creatina torna a musculatura mais resistente. "Há evidências experimentais de que ela possibilita um melhor desempenho em atividades de força e também em esportes que necessitam de explosão muscular", confirma Sérgio Andrade Perez, professor do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de São Carlos, no interior paulista.
Por isso ela é tão popular, especialmente entre corredores, ciclistas e nadadores. Alguns médicos, no entanto, vêem os resultados com cautela. "Faltam estudos e os que existem não têm muito peso científico", opina Renata Castro, diretora científica da Sociedade de Medicina do Esporte do Rio de Janeiro (Somerj). Um dos temores é de que o tal composto comprometa o funcionamento dos rins.
Dica da nutricionista:
Antes de fazer uso indiscriminado da creatina, verifique se está utilizando a dose correta e não consuma por mais de 3 meses.
Se tiver dúvida procure um profissional nutricionista que te auxiliará nas quantidades e tempo de uso.