Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

10 de maio de 2010

Como ter uma tranquila noite de sono: ALIMENTAÇÃO X SONO


Para quem sofre de insônia, ter uma alimentação e uma vida saudável podem ajudar a solucionar este problema.
A qualidade do sono tem um grande impacto na nossa vida, pois noites mal dormidas podem afetar no rendimento ao trabalho, concentração nos estudos e nas rotinas mais simples do dia a dia.
A insônia pode ser considerada uma dificuldade de dormir, um sono interrompido ou intran¬qüilo. De maneira simples, pode ser definida como a dificuldade de pegar no sono ou de mantê-lo durante o tempo ideal. Este mal não escolhe idade, sexo ou época e pode acontecer com qualquer um. A insônia pode ser resultado de ansiedade, depressão, irritabilidade, estresse, fadiga excessiva ou pode ser de causa patológica (doença). Superar a verdadeira causa destes distúrbios é essencial para melhorar a qualidade do sono, mas é importante observar a alimentação e os hábitos diários.
Aprenda a tomar alguns cuidados alimentares e de estilo de vida que podem deixar sua noite mais tranquila:

  •  Leite morno: Aumenta o triptofano, um aminoácido essencial, é o indutor natural do sono. Ele aumenta a quantidade de serotonina, um sedativo também natural do cérebroe ajuda a relaxar os músculos e induz o sono. Pode acrescentar 1 colher de chá de mel, que é um carboidrato simples, pois os carboidratos facilitam a entrada do triptofano no cérebro.
  • Não consumir grandes quantidades de alimentos antes de dormir, para evitar o desconforto digestivo.
  • A sua janta deve conter alimentos leves, como sopas, frutas e verduras, sanduiche natural ou um cereal com fruta,...
  • Pessoas com azia ou refluxo gástrico devem evitar alimentações pesadas e tardias que atrasam o esvaziamento gástrico. Deitar-se de estômago cheio estimula o suco gástrico é ácido a refluir para o esôfago, causando a azia desconfortável e desfavorável a uma boa noite de sono.
  • Bebidas estimulantes, tais como: chocolate, café, chá preto ou mate, guaraná, chimarrão, refrigerantes à base de coca, devem ser evitados próximo ao horário de dormir, sendo ideal não ingerir estes alimentos e bebidas pelo menos quatro horas antes do sono. Estes alimentos são fonte de substâncias como a xantina e cafeína, que estimulam o sistema nervoso central.
  • Consuma chás de ervas (descafeinados).
  • Evite altas doses de bebidas alcoólicas, o álcool agrava a insônia.
Boa noite de sono
Clarisse

2 comentários:

  1. vou ver se faço um então!
    é que na verdade acho que ficará muita coisa p olhar, heheh, orkut, blog, twiter, mas quem sabe é uma idéia..
    com relação ao meu blog, eu tenho pesquisado bastante e vou tentando fazer.
    se quiseres saber de algo eu t ajudo.
    bjos

    ResponderExcluir