Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

18 de fevereiro de 2011

Obsessão por Dietas - ORTOREXIA

Ontem à tarde dei uma entrevista ao vivo para uma Rádio de Cricíuma sobre obsessão por dieta.
Eles abordaram as seguintes questões:

O obsessão por dietas é caracterizada por indivíduos que apresentam medo excessivo de ganhar peso ou aqueles que buscam manter uma dieta extremamente restritiva. Estes indivíduos que são obcecados por uma alimentação saudável, são chamados de ortoréxicos – ORTOREXIA.

O que é ortorexia?
A Ortorexia é um distúrbio alimentar recentemente conhecido, que surge quando o indivíduo se torna obsessivo por alimentação saudável. Ao contrário da anorexia e bulimia, o indivíduo permite-se comer somente alimentos saudáveis, observando cada conteúdo nutricional e o valor calóricos dos alimentos. Estes indivíduos na busca por este tipo de alimentação acabam causando um desequilíbrio alimentar, pois fazem muitas restrições alimentares – causando deficiência de vitaminas e minerais.

Quais sao as diferenças entre ortorexia, anorexia e bulimia?
Os três distúrbio tem a mesma preocupação exagerada pelo peso. O que difere é que em anorexia, há uma restrição alimentar, em bulimia há um descontrole da alimentação, com episódios de purgação, culpas e e Ortorexia o indíviduo come somente os alimentos que considera saudável.

Quais são as características de quem sofre de ortorexia?
São indivíduos que apresentam dificuldade de manter convívio social, não conseguem comer junto com outras pessoas, contam todas as calorias da dieta, podem apresentar problemas de pele, unhas e cabelos quebradiços, anemia, tonturas, falta de disposição, dor de cabeça, problemas de funcionamento de intestino.

A pessoa ortoréxica ela é obssecada por dietas e alimentos saudáveis. Geralmente, essas pessoas procuram orientação de nutricionista?
Na maioria das vezes não, fazem dieta por conta, e acabam apresentando deficiência de vitaminas e minerais.

Por apenas ingerir alimentos saudáveis, analisar o que está comendo, a pessoa que tem ortorexia consegue se alimentar por um prato feito por outra pessoa?
Não, estes indivíduos perdem totalmente o convívio social, pois apresentam uma rigidez obsessiva por alimentação saudável, não sabem o que vai ser servido. Então só fazem refeição feitas por eles próprios

Como se dá o tratamento de uma pessoa que tem ortorexia?
O tratamento deve ser multidiciplinar, acompanhado por nutricionista e psicólogo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário