Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

9 de janeiro de 2014

AH, A ÁGUA DE COCO!


Férias, sol, praia, sombra e tranquilidade... Chegou a hora de descansar!

E sabe a água de coco, o tradicional refresco de beira de praia?

Além de refrescante e deliciosa, a água de coco é rica em sais minerais e nutrientes. Em 100 ml, a bebida apresenta cerca de 250 mg de potássio (a porcentagem total das necessidades diárias) e 105 mg de sódio (metade do valor recomendado por dia), além de boas doses de cálcio, magnésio e vitamina C. Ela é considerada um isotônico natural, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas.

Por essas e por outras razões, foi-se a época em que a água de coco só era prestigiada nas praias e durante o verão. Nos últimos tempos, a bebida se tornou uma preferência nacional. Prova disso é que, de tão popular, já deixou de ser encontrada apenas na sua forma natural, servida diretamente da fruta, e invadiu bares, supermercados e restaurantes em garrafinhas e caixinhas.

Em razão da sua composição muito semelhante à do soro fisiológico, com quantidades de água e sódio parecidas, o líquido do coco é indicado para combater diversos problemas de saúde. Por exemplo, ajuda a evitar cãibras e fraqueza muscular e a equilibrar o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo.


É também considerado um eficiente diurético, por eliminar o excesso de água do organismo sem alterar o nível de potássio - como fazem os medicamentos artificiais. "A água de coco é recomendada para pacientes com diarreia, desidratação e que sentem enjôos, como na gravidez e nos tratamentos de quimioterapia. Nesses casos, a aceitação é maior do que a da água", afirma Graziela Souza.


Quer mais? A bebida combate prisão de ventre, dor de cabeça e mal estar, ajuda a reduzir o nível de colesterol e a febre, hidrata e amacia a pele e ainda serve como calmante.

Embora seja fonte de vários minerais importantes para a saúde, a água-de-coco não deve ser consumida em excesso por pessoas que possuem problemas renais, por portadores de diabetes e indivíduos hipertensos, pois a ingestão em demasia da bebida fornece muito sódio e glicose ao organismo. No caso de pessoas com distúrbios renais, o agravante se dá por conta da quantidade de sal que esse líquido possui. A recomendação diária de consumo da bebida nesses casos não deve ultrapassar três copos de 200 ml cada.


Da água de coco ao óleo de cocô


Se a água de cocô já traz benefícios a saúde, a gordura contida no óleo de coco retarda o esvaziamento gástrico, aumentando a saciedade e diminuindo a fome. Ele é fonte de TCM (triglicerídeos de cadeia média), uma gordura de fácil absorção que produz energia rapidamente. Por isso não chega a ficar estocada no organismo.


E os benefícios não param por aí. O óleo de coco é termogênico (acelera a queima de gordura) e é um poderoso antioxidante, é também rico em ácido láurico, um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária.

E aí, tá esperando o que pra aproveitar os benefícios dessa fruta tão característica do verão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário