Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

27 de julho de 2009

Amaranto, opção contra o colesterol!

O Amaranto é um cereal produzido na região dos Andes da Bolívia e no México. É rico em proteínas de alto valor biológico, minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, zinco e vitaminas essenciais para a manutenção do nosso organismo (Vitaminas do Complexo B e Vitamina E). É um ótimo nutriente. Em comparação com outros cereais, o amaranto é mais completo, pois possui lisina, que é um aminoácido essencial, normalmente encontrado no feijão.
Pesquisas recentes realizadas no Laboratório de Bioquímica e Propriedades Funcionais dos Alimentos da Universidade de São Paulo (USP), mostraram que o amaranto, um dos vegetais mais importantes da América pré-colombiana, além de altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático através de sua fração protéica que, ao ser digerida, inibe a enzima responsável pelo acúmulo de colesterol no organismo. O amaranto também não contém glúten ou outras substâncias alergênicas em sua composição, o que o torna uma opção para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten).

Mas como consumir o amaranto?

A farinha do amaranto ainda não é comercializada no Brasil. O jeito é usar grãos e flocos do produto que já vem pronto para o consumo. Você poderá ingerir os flocos como cereal matinal, misturar os grãos com a linhaça dourada, aveia e leite ou vitamina, colocar em preparações de pães, biscoitos e bolos. Você também pode usar ele como petiscos, coloque o grão na frigideira e deixe torrar para incluí-lo em diversos pratos ou como pipoca. Use a sua criatividade!

Onde comprar?

Flocos e grãos do cereal podem ser comprados em lojas de produtos naturais, supermercado ou pela Internet.
A Jasmine (www.jasminealimentos.com) está lançando o amaranto em flocos, você já pode encontrar em supermercados como Zaffari e Big. Valor em torno de R$ 10 reias (150g).
ou encontrar no site www.valin.com.br

3 comentários:

  1. Qual a quantidade que deve ser consumida por dia de amaranto?

    ResponderExcluir
  2. Oi Clarisse, tenho colesterol alto, agora estou usando o grão da vez, o amaranto, só q me ensinaram q ele tem q ser consumido cozido, e verdade? O q eu comprei aqui na minha cidade,
    e um grão bem pequenininho. Tb nãosei a quantidade q tenho q usar por dia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Você pode comprar também o amaranto no site da www.ciadonatural.com.br

    ResponderExcluir