Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

24 de agosto de 2009

AVEIA: O que ela tem?


A aveia está em evidência atualmente pelo seu alto poder benéfico da sua fibra solúvel e está sempre no topo da lista de qualquer profissional de nutrição, pois além de nutritiva, a aveia previne constipação intestinal, diminui o colesterol, mantêm os níveis de glicose normal, ajuda a emagrecer e estudos mostram que a aveia também é um bom aliado para diminuir a pressão arterial.
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui proteínas, vitaminas (Vitaminas do complexo B fundamentais para manter o pique mental e energia do corpo e Vitamina E, cuja ação antioxidante previne envelhecimento), minerais (cálcio, ferro, cobre, manganês, zinco que ajuda no sistema imune e silício que evita o enfraquecimento das unhas e do cabelo) e fibras (fibras solúveis protegem o intestino e diminuem o colesterol e as fibras insolúveis que dão consistência ao bolo fecal).
A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana, intensificam a ação dos agentes imunológicos, diminuindo a chance de infecção, retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino.
O tipo de aveia que possui maior quantidade de β-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem β-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.
Para você desfrutar destes benefícios da aveia, a recomendação do consumo de aveia é no mínimo 3 colheres de sopa por dia para adultos. Dica: polvilhe suas frutas com aveia, iogurte natural, mingaus, bolos, sopas, pães, panquecas.
Observação: a aveia, assim como o trigo, a cevada, o malte e o centeio, possui o
glúten em sua composição, desta forma, não deve ser consumido por portadores da doença celíaca.

Um comentário:

  1. Excelente este site, estávamos procurando algo para adicionar ao encontro que teremos com as merendeiras das escolas estaduais, você contribuiu, obrigada.

    ResponderExcluir