Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

10 de agosto de 2009

Produtos orgânicos: bom para o Ambiente e para a Saúde?


Produto orgânico é todo aquele produzido sem o uso de adubos químicos, defensivos ou agrotóxicos. Os alimentos orgânicos vêm roubando a cena dos produtos tradicionais por possuírem, principalmente, duas características: são mais saudáveis e não agridem o meio ambiente.
Os alimentos orgânicos são mais saudáveis que os alimentos comuns devido ao maior teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, além de evitar a exposição humana à resíduos de agrotóxicos. Pare ter o nome “orgânico” ou “produto orgânico” no rótulo, o produto deve conter no máximo, 5% de ingredientes não-orgânicos – uma parte muito pequena. Mas é preciso escrever quais são esses ingredientes e não valem ingredientes que estejam proibidos pelas regras da produção orgânica. Os produtos que tem uma porção maior de ingredientes não-orgânicos só podem ser chamados de “produtos com ingredientes orgânicos”. A parte orgânica deve ser no mínimo 70% - uma parte grande.



Do ponto de vista ambiental a agricultura orgânica traz vantagens porque evita a contaminação de mananciais de água, do solo e o esgotamento dos nutrientes do solo pelo uso da monocultura. Além do que, gera um sentimento de respeito à natureza e integração.
A produção orgânica exige um manejo integrado da produção com o objetivo de garantir sua qualidade e evitar possíveis perdas ou pragas de maneira natural.

É importante não confundir produto orgânico com produto natural ou hidropônico. Produto natural é todo aquele que provém da natureza, o que não quer dizer que seja benéfico nem livre de agrotóxicos. E hidropônico é todo produto cultivado na água, onde podem ser utilizados adubos químicos solúveis, o que já descarta a possibilidade de serem orgânicos.
Os alimentos orgânicos continuam desconhecidos para a maioria das pessoas. Com base nessa dificuldade, o Ministério da Agricultura está trazendo dois importantes aliados ao consumidor: o selo de identificação dos alimentos orgânicos e a cartilha “O olho do consumidor”. Já a cartilha “O olho do consumidor”, com ilustrações do cartunista Ziraldo, traz diversas orientações para que o consumidor possa identificar o produto no mercado, além fornecer informações sobre o que exatamente é um produto orgânico, quais os benefícios que trazem à saúde humana e a forma de cultivo desse alimentos. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2010, o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg) que já é referência nos Estados Unidos, Japão e Europa vai atestar ao consumidor que o produto está dentro de normas e foi avaliado por entidade credenciada do Ministério da Agricultura. Todo produto orgânico brasileiro, com exceção daqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levarão o selo. E Atenção: Restaurantes e similares que promovem a qualidade de suas refeições dizendo que são preparados com ingredientes orgânicos devem informar quais ingredientes são orgânicos e seus fornecedores!


Orgânicos direto do produtor

Se você prefere adquirir orgânicos diretamente do produtor, os produtos serão vendidos sem selo SISORG, mas também podem ser chamados de produtos orgânicos. Os fornecedores devem sempre identificar os produtos orgânicos e para dar garantias ao consumidor, esses agricultores devem estar vinculados a uma organização de controle social (OCS) cadastrada nos órgãos do governo.

No extremo sul da capital, algumas propriedades rurais comercializam produtos agroecológicos.Confira no roteiro dos Caminhos Rurais os locais onde são encontrados os alimentos orgânicos e outros produtos ecologicamente corretos.
Semanalmente ocorrem em diversos pontos da cidade as feiras ecológicas, que oferecem produtos orgânicos também oriundos dos produtores da zona rural de Porto Alegre. Confira abaixo a lista dos locais e dias de realização das feiras orgânicas em POA:

· Bairro Farroupilha: Av. José Bonifácio - Sábados pela manhã
· Bairro Floresta: Av. Cristóvão Colombo, no Estac. Shopping Total - Sábados pela manhã
· Bairro Ipanema: Av. Tramandaí, na rótula da igreja - Quartas à tarde
· Bairro Jd. Botânico: Rua Felizardo, 84 – Pça das Nações Unidas - Sábados pela manhã
· Bairro Jd. Botânico: Rua Felizardo em frente ao nº442 - Sábados pela manhã
· Bairro Medianeira: Av. Oscar Pereira esq. Rua Moysés A. da Cunha - Sábados pela manhã
· Bairro Menino Deus: Av. Getúlio Vargas, 1384 – Pátio Sec. Agric. RS - Quartas à tarde e Sábados pela manhã
· Bairro Santo Antônio: Rua Luiz de Camões – Esquina Rua Paulino Chaves - Terças à tarde
· Bairro São Sebastião: Rua Ernesto Schlieper – Esquina Rua Lazar Segal - Sábados pela manhã
· Bairro Tristeza: Av. Otto Niemeyer – Esq. Av. Wenceslau Escobar - Sábados pela manhã

Fontes:

www.agricultura.org.br e acesse a cartilha

www.agricultura.gov.br/imagens/MAPA/arquivos_prtal/ACS/cartilha_ziraldo.pdh

Nenhum comentário:

Postar um comentário