Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

31 de agosto de 2009

Nova Recomendação para Gestantes

É cada vez mais freqüente a presença nos consultórios de gestantes, ainda no inicio da gravidez, muito preocupadas em não aumentar excessivamente seu peso durante esta fase tão importante. Parece que a maioria já sabe, que a velha idéia de que elas devem comer por dois não trará bons resultados no pós parto, tanto para ela, como para o bebê.
Não existe uma dieta padrão para todas as gestantes, cada uma tem sua peculiaridade, suas necessidades e, portanto devem receber uma dieta individualizada. Porém, algumas recomendações podem ser seguidas. (Ver no link Gestantes – Nutrição na gestação).
Nessas últimas semanas, devido a “gripe A” ou H1N1, estas mulheres tem estado mais atentas ainda, já que podem estar mais sujeitas a contaminação. Além disso, outra notícia envolvendo a gravidez chamou muito a atenção nos últimos dias.
Um estudo, coordenado pelo chefe da Unidade de Cardiologia Fetal do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Dr. Paulo Zielinsky, e publicado no prestigiado Journal of Perinatology, revelou que heroínas no combate ao envelhecimento e às doenças degenerativas, substâncias conhecidas como flavonoides, presentes em alimentos saudáveis como o suco de uva, transformam-se em vilãs quando ingeridas por mulheres nos últimos meses de gestação (28º a 40° semana) . Zielinsky descobriu evidências clínicas de que o consumo dessa substância pode levar à insuficiência cardíaca do bebê em formação.
Estes alimentos são extremamente comuns, consumidos diariamente, como maçã com casca, laranja, brócolis além de serem recomendados em todas as dietas saudáveis. Seu consumo deve ser encorajado em todas as outras fases da vida, já que apenas durante a gestação mostrou-se prejudicial.
São os polifenóis presentes nestes alimentos os responsáveis por esta alteração. Como ainda não sabemos qual a quantidade de polifenóis é segura para as gestantes, a recomendação é evitar estes alimentos nos últimos 3 meses de gravidez.

A seguir, a lista dos alimentos que devem ser evitados:
Uva e derivados, erva mate, chás, chocolate preto, laranja e receitas que utilizam a fruta, maçã com casca, morango, lima, grão de soja, ameixa preta, cebola roxa crua, hortelã, amora, couve crua, tempero verde, alcaparras, azeite de oliva, espinafre, brócolis, tomate com casca.


2 comentários:

  1. Existe recomendação do Ministério da Saúde para evitar esses alimentos no último trimestre de gravidez?

    ResponderExcluir
  2. Existe recomendação do Ministério da Saúde para evitar esses alimentos no último trimestre de gravidez?

    ResponderExcluir