Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

31 de agosto de 2009

Nutrição na Gestação


A gravidez é um momento sublime na vida de uma mulher, momento esse que é acompanhado por uma série de mudanças fisiológicas e comportamentais, que são naturais durante todo o período. Em nenhum outro período da vida uma nutrição adequada se faz tão importante como na gestação. A alimentação adequada da mulher durante a gravidez mantém a gestação saudável e segura, auxilia na formação do seu bebê e armazena nutrientes para a fase de amamentação.
No primeiro trimestre de gestação, o estado nutricional pré-gestacional da mãe é quem irá garantir a saúde e o desenvolvimento do feto. Neste momento podem aparecer as náuses e vômitos, então a gestante deve fracionar mais as refeições e comer porções menores. E lembre-se nunca deitar logo após comer. Nos dois últimos trimestres é que observa-se um maior aumento na necessidade de energia diária, sendo este o período em que o bebe ganha maior parte do peso. A proteína é necessária durante toda a gravidez, contribuindo para um rápido crescimento do feto e da placenta. Dentre os micronutrientes que merecem atenção na gestação:
  • Ferro é um dos nutrientes mais importantes na gestação. Este mineral evita a anemia ferropriva e auxilia na formação das células do sangue (carnes vermelhas, miúdos, feijão, lentilha, vegetais verdes) É importante consumir um alimento fonte de vitamina C juntamente com o ferro para auxiliar na absorção do ferro no organismo (limão, kiwi, acerola, entre outros alimentos)
  • Cálcio é um nutriente essencial para formação óssea e dentária do bebê, e auxilia na formação do leite materno (Leite, iogurte, queijo, brócolis, agrião, aveia, flocos e cereais
  • Acido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Esta vitamina diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança (Brócolis, espinafre, abóbora, cenoura, couve-flor, couve, batata, gema de ovo, fígado de boi, feijão, peixes, queijo, entre outros)
  • Vitamina A é importante para o desenvolvimento e crescimento do feto (gema de ovo, fígado, leite, vegetais escuros e amarelos e peixes)
  • Vitamina B12 é necessária durante a gravidez para controlar a divisão celular e para uma eficaz síntese protéica. Pensa-se que as reservas de vitamina B12 maternas não estão acessíveis ao feto. Assim, a grávida terá que se assegurar de que as suas doses diárias desta vitamina estão a ser ingeridas (alimentos de origem animal, produtos lácteos)

É importante ressaltar que a fonte de nutrientes que o feto dispõe é o organismo materno, compreendendo-se isto há necessidade de aumentar proporcionalmente os constituintes da dieta materna, controlar o ganho de peso materno e o crescimento fetal. O estado nutricional antes e durante a gestação está associado ao bem estar do feto. Precisamos cada vez mais nos conscientizar da importância de uma alimentação nutricionalmente balanceada para garantirmos a saúde de nossos filhos. Portanto, é importante que se faça um acompanhamento para que se supra as necessidades específicas de cada gestante bem como possa-se pela alimentação minimizar alguns sintomas (pirose, vômitos, nâuseas,...) que podem ser comuns durante a gestação.

Um comentário:

  1. Olá Dra Clarice

    Muita boa a matéria sobre alimentação durante a gestação.
    É um momento tão especial e delicado, onde todo cuidado é pouco.
    Aproveito para indicar o uso de cintas para durante a gestação e também pós parto.
    A Yang Modeladores possui uma linha completa para cuidar da saúde da mamãe. Visite nosso site: www.modeladoresyang.com.br e conheça as funções dos produtos Yang.
    Istela Pereira

    ResponderExcluir