Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

19 de setembro de 2009

PROBIÓTICO E INTESTINO




A microbiota ou microflora intestinal é o ecossistema microbiano que coloniza o nosso trato gastrointestinal. As bactérias que naturalmente habitam nosso intestino possuem funções importantíssimas como a síntese de vitaminas, substâncias antimicrobianas e antiinflamatórias, a produção de enzimas que auxiliam na digestão dos alimentos e a redução dos níveis de colesterol plasmático.
Existem alimentos que são chamados probióticos que ajudam a regular a flora intestinal. Probióticos significam "a favor da vida". Normalmente, significam bactérias benéficas que formam colônias no trato gastrintestinal. Incluem Lactobacillus acidophilus, Lactobacillus bulgaricus, Bifidobacterium bifidum, Bifidobacterium longum, Bifidobacterium. Estas bactérias são a primeira linha de defesa contra microorganismos potencialmente danosos que inalamos ou ingerimos.
Os probióticos têm sido utilizados para o alívio de sintomas intestinais como a constipação e síndrome do cólon irritável, para a prevenção do câncer colo-retal, a diminuição da concentração de colesterol e triglicerídeos no sangue, o tratamento da diarréia, da rinite e da asma etc. Mesmo que não apresente nenhum das condições citadas acima, uma dieta rica em açúcar, gordura, proteína, alimentos processados podem desequilibrar a flora intestinal e desenvolver a disbiose intestinal. Com a disbiose a absorção de vitaminas e minerais ficam prejudicadas, é importante introduzir alimentos probióticos na alimentação.
Fonte: Leites, iogurtes e queijos fermentados. A quantidade ideal de probióticos em um produto deve ser a partir de 1 bilhão. Por isto, nem sempre os leites fermentados funcionam. A marca mais conhecida no Brasil tem apenas 100 milhões de unidades em uma embalagem. Se seu objetivo é apenas manter o equilíbrio da sua flora intestinal tudo bem, porém se o seu objetivo for terapêutico deverá procurar marcas com uma quantidade maior de microorganismos.
Se você não pode consumir laticínios pode comprar probióticos em pó e misturar em sucos ou outra preparações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário