Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

19 de setembro de 2009

Probióticos e Obesidade


  • Os alimentos PROBIÓTICOS são aqueles ricos em bactérias que produzem efeitos benéficos na flora intestinal, normalmente indicados para prevenir e tratar doenças como as indicações abaixo.
  • Sabe-se que dietas ricas em gorduras levam a mudanças no perfil bacteriano da microbiota intestinal, levando a redução da quantidade de bifidobactérias.
    No entanto uma microbiota em desequilíbrio pode levar à obesidade, quanto o consumo de dietas ricas em gordura (comum em pacientes obesos) levam ao desequilíbrio da microbiota. Assim um dos tratamentos para obesidade é garantir uma microbiota saudável com um funcionamento intestinal adequado, livre de sintomas indicativos de mau funcionamento, como: flatulência, constipação intestinal, dor abdominal, distensão abdominal, etc...
  • Um novo estudo da Universidade de Turku, na Finlândia, revelou que as mulheres grávidas que tomam suplementos probióticos, a partir do primeiro trimestre, apresentaram menos probabilidade de desenvolver obesidade abdominal após o parto. Porém ainda não estão claros os efeitos do consumo de probióticos para a saúde do bebê.
    A suplementação de probióticos e prebióticos é uma ótima opção para atingir o equilíbrio bacteriano intestinal, ajudar na perda de peso e evitar as complicações associadas à obesidade. Para iniciar uma suplementação de probióticos e prebióticos é necessário a avaliação e o acompanhamento de um nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário