Novas descobertas da ação das fibras direto na gordura abdominal e mais elas também ajudam nas defesas do organismo.
Certamente você já ouviu falar nas fibras e seus benefícios, especialmente pelo seu benefício no funcionamento do intestino. Agora a ciência acaba de revelar que as fibras auxiliam a esvaziar os pneus da barriga, ou seja diminuem o acúmulo de gordura visceral, que fica entre o intestino e os órgãos abdominais, garante Jaimie Davies (professora da Univesidade do Sul da Califórnia, USA) que realizou este estudo.
Outro estudo realizado na Holanda, também confirmam a relação das fibras com a circunferência abdominal. "Consumir mais de 10gramas de fibras por 1 ano reduz em torno de 1cm de barriga".
No entanto, pessoas que consomem mais alimentos rico em fibras, tendem a ingerir menos gordura e calorias... o que leva ao controle de peso e consequentemente a diminuição do tecido adiposo (diminui a circunferência da cintura).
Circunferência abdominal ideal:
homens: menor que 102 cm e mulheres menor que 88 cm
Um outro estudo feito na Universidade de Illinois (EUA) mostram que as fibras solúveis são capazes de melhorar no nosso sistema imunológico. Outra vantagem das fibras solúveis é o controle do colesterol. Um exemplo é a beta-glucana, cuja a principal fonte é a aveia, se liga ao colesterol e as gorduras dentro do intestino e inibem a sua absorção. "Resultado é corpo mais protegido das doenças cardiovasculares"
Segundo o Ministério da Saúde a recomendação de fibra para adulto é de 25g todos os dias.
FRUTAS:
- 1 Goiaba branca: 10,7 g/fibras
- 1 Mexirica: 4,19 g/fibras
- 1 Pêra: 3,3 g/fibras
- 1 c. sopa de Abacate: 2,83 g/fibras
- 1 Maçã com casca: 3 g/fibras
- Soja: 23,9 g/fibras
- Grão de bico: 17,3 g/fibras
- Feijão carioca: 11,9 g/fibras
- Lentilha: 11,1 g/fibras
- Ervilha: 13,5 g/fibras
- Batata doce cozida: 1,98 g/fibras
- Beterraba crua: 1,62 g/fibras
- Mandioca: 1,44 g/fibras
- Cenoura ralada: 1,14 g/fibras
- Brócolis cozido: 1g/fibra
- Cebolinha (1 c. sobremesa): 6,4 g/fibras
- Couve manteiga (5 folhas): 2,35 g/fibras
- Alface lisa (3 folhas): 1,05 g/fibras
- Acelga e agrião (5 folhas ou ramos): 0,55 g/fibras
- Arroz integral (1 escumadeira): 1,62 g/fibras
- Arroz branco (1 c. sopa): 0,96 g/fibras
- Farelo de aveia (2 c. sopa): 1,5 g/fibras
- Fibre 1 (Nestlé) (3/4 xícara ou 40g): 18 g/fibras
As fibras insolúveis dão a textura firme de alguns alimentos, como o farelo de trigo e as hortaliças. Estes fibras retêm uma quantidade maior de água, produzindo fezes mais macias e com mais volume. Desta forma, ajudam o intestino a funcionar melhor.
As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).
As principais fontes são os farelos de cereais, os grãos integrais, nozes, amêndoas, amendoim, vários tipos de frutas (pêra, maçã com casca, etc.) e as hortaliças (ervilha, cenoura, brócolis).
As fibras solúveis são mais “macias”. Depois de ingeridas, elas se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Esse “gel” atrai as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes. Então, as fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue.
São encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas (polpa de maçã, laranja, banana) e hortaliças (cenoura, batata).
Para aproveitar bem a fibra de frutas como pêra e maçã, como com a casca e no caso da laranja não dispense o bagaço. E lembre-se na dieta não pode faltar ÁGUA!São encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes, nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas (polpa de maçã, laranja, banana) e hortaliças (cenoura, batata).
Fonte: Revista Saúde (maio/2010)
UMA DIETA ADEQUADA E ASSOCIADA A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, SÃO PRÁTICAS ESSENCIAIS NA BUSCA PELO EMAGRECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA. UMA COISA É CERTA AS FIBRAS NÃO PODEM SER A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA, MAS ELAS SÃO AS MELHORES ESCOLHAS PARA UM CARDÁPIO SAUDÁVEL.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir