Perfil

Olá! Sou Clarisse Zanette, nutricionista há mais de 10 anos, e todos eles dedicados e apaixonados pela minha profissão. Estou sempre buscando aprimoramento e informação para oferecer aos meus pacientes tudo o que há de novo nesta área.

Meu objetivo no tratamento nutricional é dar ferramentas para mudanças de hábitos alimentares, mudanças de crenças limitantes e motivação.

Meu foco é um atendimento individualizado e personalizado que vai sempre de encontro com o objetivo do paciente, seja ele qual for! Isto é a chave do sucesso!

Criei esse espaço para que meus pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao meu atendimento.

Espero que vocês curtam!



CONTATO:

nutricionista@clarissezanette.com.br
(Consultório)
loja@clarissezanette.com.br (Loja)

Rua Marquês do Herval, 1210 Centro - Caxias do Sul
Fone: 54- 30215921






9 de junho de 2010

Própolis



Na Grécia Antiga o própolis - uma resina e não exatamente uma erva - era usada para curar ferimentos. Coletado das colmeias, o própolis é uma substância pegajosa, verde-escura  ou marrom.

POR QUE FAZ BEM?
Pesquisadores têm apontado que o poder medicinal dessa resina se deve à alta concentração de compostos fenólicos - antissépticos naturais em vários medicamentos.

SAÚDE
- Combate micro-organismos: estimula osistema imunológico a destruir bactérias invasoras, ajuda a combater infecções virais ou fungos. Os componentes fenólicos do própolis impedem a reprodução desses micro-organismos e os flavonóides combatem as infecções.

- Desinfeta feridas: o própolis é um excelente antisséptico para feridas na pele ou na boca.

- Alivio de dores: o própolis ajuda a aliviara  dores, através das propriedades anestésicas presentes na resina.
 
- Reduz inflamações: o própolis contêm na sua resina  componentes anti-inflamatórios e ajudam o organismoa  reduzir  a produção de prostaglandinas, substância que causa inchaço.

- Repara tecidos e cicatriza: os nutrientes e aminoácidos ajudam a regenerar tecidos, pois fortalecem os vasos sanguíneos e promovem a produçãp de colágeno.

- Anti-idade: com poder cicatrizanete o própolis evita o envelhecimento precoce, pois contém antioxidantes que impedem a deteriorização das células.

Modo de usar: Na prevenção usar 10 gotas diariamente.

Uso externo: aftas, gengivites, dores de dente, abscessos cortes, coloque a própolis diretamente no local. Amigdalite e Faringites usar no gargarejo.
Uso interno: úlceras, gastrite, infecções intestinais, infecções das vias urinárias, ações diuréticas, gripes, resfriados e bronquite. Como usar: 10 a 15 gotas em ½ copo de água ou suco, uma vez por dia.
Crinças: metade da dose.

5 comentários:

  1. Adorei seu blog, parabéns!!

    Gostaria de saber se posso dar o própolis como preventivo para meu bebe de 1 ano e 8 meses, e se sim qual a quantidade que poderia ser dada diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Clarisse!
    De antemão, quero te parabenizar pelo blog. Além de uma interface muito bem produzida, o conteúdo é, também, de grande qualidade.
    Gostaria de aproveitar a oportunidade para, se possível, tirar uma dúvida minha (não necessarimante sobre alimentação) a respeito do uso do própolis. Posso?
    Pois bem... considerando que sua resposta provavelmente será positiva, eu tomo a liberdade para perguntar o seguinte: sofro constantemente com sinusite/rinite. Meu médico de confiança me receitou um spray nasal chamado Budecort Aqua (budesonida), que tem se mostrado eficaz no combante aos sintomas que me atormetam.. Entretanto, logo que cesso com a medicação os problemas voltam.. e consta da que o uso reiterado de corticosteróides pode comprometer as funções hepáticas, e isso me deixa receoso em continuar utilizando o tal medicamento. Só recentemente, me informaram que o própolis pode ser um aliado na cura da sinsuite e da rinite.. tal informação seria verdadeira? Como eu deveria usar o própolis nessas circunstâncias?

    Desde já, agradeço qualquer ajuda.

    Abraço!

    Julius Victorius D. Paiva

    ResponderExcluir
  3. posso dar propolis p/ meu bebe de 1ano e 10 meses e qual a qtd? obrigada

    ResponderExcluir