Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

24 de fevereiro de 2011

QUEM PATROCINOU A MATÉRIA?


       Saiu na veja desta semana (23/02), uma matéria sobre a intenção da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em proibir o uso de anorexígenos (medicamentos emagrecedores como: sibutramina, femproporex, anfepramona e mazindol).
Fiquei surpresa quando li a matéria e ver que uma revista tão conceituada falar que é contra a proibição destes medicamentos, veja:

“A intenção da ANVISA em banir os anorexígenos das farmácias, além de ferir as liberdades individuais, é uma ameaça à saúde de 16 milhões de brasileiros que, por questões de ordem biológica, precisam do remédio para emagrecer.” “Milhões de brasileiros em guerra com a balança dependem deles e de seus médicos para perder peso e garantir uma boa saúde.” Revista VEJA

Todos nós sabemos que os anorexígenos trazem mais riscos do que benefícios, principalmente para indivíduos que estão em risco cardiovascular, não é à toa que na Europa já foi suspensa o uso de sibutramina. A revista cita que todos nós sabemos os efeitos colaterais, pois estão descritos na bula.... Mas em nenhum momento fala sobre estes riscos.

Segundo Dr. Anthony Wong a obesidade tem vários fatores. Moderador de apetite não é a principal arma e ainda afirma que os anorexígenos são a segunda causa de internação psiquiátrica no país, perdendo apenas para o álcool.

Então, Médicos, Psicólogos, Nutricionistas, Educadores físicos: vamos encontrar outras formas de tratamento para um paciente obeso “Dieta, educação alimentar, exercícios físicos adequados, tratamento para ansiedade e transtornos alimentares, tratamento de comorbidades associadas a obesidade e o mais importante TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR, são as ferramentas mais importantes que temos em mãos.

A ANVISA pressionada pela indústria farmacêutica e pelos médicos adiou a sua decisão em proibidor a venda destes medicamentos no Brasil. Até quando?
Enquanto isto a ANVISA se detém em proibir a prescrição e venda do CHÁ VERDE em cápsulas!

3 comentários:

  1. Profe!!!
    Adorei teu blog!!!
    Estou pegando várias dicas!!
    Beijoss
    Kelly

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu blog!!! Toda informação que traga saúde em nossa vida é sempre bem vinda...
    Gostaria que vc conhecesse meu blog e se puder colaborar com o envio de material para os amantes da área da saúde, agradeceria muito!!!
    Fica com Deus.

    ResponderExcluir