Perfil

Olá! Sou Clarisse Zanette, nutricionista há mais de 10 anos, e todos eles dedicados e apaixonados pela minha profissão. Estou sempre buscando aprimoramento e informação para oferecer aos meus pacientes tudo o que há de novo nesta área.

Meu objetivo no tratamento nutricional é dar ferramentas para mudanças de hábitos alimentares, mudanças de crenças limitantes e motivação.

Meu foco é um atendimento individualizado e personalizado que vai sempre de encontro com o objetivo do paciente, seja ele qual for! Isto é a chave do sucesso!

Criei esse espaço para que meus pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao meu atendimento.

Espero que vocês curtam!



CONTATO:

nutricionista@clarissezanette.com.br
(Consultório)
loja@clarissezanette.com.br (Loja)

Rua Marquês do Herval, 1210 Centro - Caxias do Sul
Fone: 54- 30215921






25 de novembro de 2011

Benefícios da Farinha de Maracujá

A farinha de maracujá chegou no mercado com a fama de reduzir as taxas de glicose sanguíneas, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas, aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura, ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos.
A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grande quantidade na parte branca da casca da fruta. A farinha não fica atrás: tem 20% dessa fibra, segundo estudo feito pelo químico e pesquisador Armando Sabaa Srur, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando sensação de saciedade”, explica a médica Daniela Hueb. Com isso, você se sente bem alimentada com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais saciedade produz.

Menos toxinas e Rico em vitaminas e minerais

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma limpeza no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo – o que faz sua dieta estacionar. Só que para facilitar a ação detoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
A farinha de maracujá é fonte de várias vitaminas e minerais.
• Niacina (vitamina B3): atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago.
• Ferro: previne anemia e aumenta o pique.
• Cálcio: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes.
• Fósforo: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.



Fonte: Revista Boa Forma – texto modificado


Quantidade ideal a ser consumida: 1 a 2 colheres de sobremesa misturada em  iogurte, shakes, frutas, entre outros alimentos! Use a criatividade!

100g da farinha R$ 3,40 reais.

6 comentários:

  1. como sempre a farinha de maracuja com danone e não iorgute, ela fará bem mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza vai fazer efeito também, mas o iogurte natural sem açúçar é melhor...

      Excluir
  2. A farinha tá me dando azia, quando tomo as duas colheres pela manhã! Poderia distribuir ao longo do dia?

    ResponderExcluir
  3. estou sempre com minha glicose alta 117, isso quer dizer que ja estou com biabete?, começei a tomar a farinha de maracuja duas vezes ao dia , isso vai me ajadar a baixar a glicose? obrigada

    ResponderExcluir
  4. Quem tem problema hormonal pode fazer uso?

    ResponderExcluir