Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

8 de dezembro de 2011

Adoçantes

 
Quando se fala em fazer dieta, a primeira coisa que as pessoas fazem é comprar um adoçante e deixar o açúcar do cafezinho de lado. Segundo pesquisas feitas pela empresa  Kantar World Panel, os edulcorantes — como também são conhecidos — marcam presença em 30,8% dos lares, seguidos por bebidas de soja (18%) e iogurtes funcionais (15%).
De olho nessa grande aceitação, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) desenvolveu uma cartilha chamada Adoçantes — Tire Suas Dúvidas. Lançado em setembro, durante o XV Congresso Brasileiro de Nutrologia, em São Paulo, o material esclarece diversos questionamentos que o produto ainda gera como seu papel no ganho de peso e até no surgimento de tumores. Para que as suspeitas não azedem sua relação com o substituto do açúcar, também abordamos algumas das dúvidas mais relevantes.
Para quem é recomendado                                                                                
Opinião de nutricionista: Adoçantes só são indicados para quem tem diabetes. O diabetes mellitus é um doença onde o indivíduo não produz insulina, ou resistem a ação da mesma, fazendo com que a glicose não consiga entrar nas células, levando ao aumento da glicemia.
Aqui vale a pena comentar também sobre a diferença de light e diet. O produto diet, que leva um adoçante em substituição ao açúcar natural, é indicado apenas para quem é diabético e não arrisca ficar com a glicose nas alturas. Já no produto light há uma diminuição de açúcar ou de gordura (25% a menos) e, por isso, seu uso é aconselhado para o pessoal que segue uma dieta restritiva pelo bem da cintura fina.
As contra-indicações
Bom, falar das contraindicações é fácil, uma vez que o uso de aspartame contém fenilcetonúria, uma doença genética que não digere o aminoácido fenilalanina. Já a sacarina e ciclamato contém sódio, contraindicado para hipertensos.
Não podemos deixar de citar o uso de adoçantes pelas gestantes, que devem ter muita cautela e ter orientação quanto ao uso.
Artificiais versus naturais
A diferença entre as duas versões está, basicamente, na forma de obtenção. Enquanto os adoçantes naturais são provenientes de plantas, os artificiais são produzidos quimicamente, dentro do laboratório. O adoçante natural é a stevia (planta) e a sucralose (cana de açúcar).
Causa câncer/Alzheimer?
Não há estudos que comprove esta relação. Mas o uso não deve ser indiscriminado.
O melhor adoçante
Recomendo a stévia ou sucralose!!!!

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário