Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

3 de setembro de 2012

Nutrição e Estética: Antioxidantes


Todos nós já ouvimos várias vezes a palavra ANTIOXIDANTE. 
 E o que sabemos disto que é ótimo para prevenir o envelhecimento.

Mas o que faz este antioxidante? Destroem os radicais livres (RL). 

Mas de onde vem os radicais livres?

Bom, radicais livres são moléculas que ficam soltas no nosso organismo. Gosto de dizer que é um elétron que precisa se grudar em alguma célula (um solteiro querendo casar), causanda a oxidação celular. Estas oxidações aumentam o envelhecimento precoce, aumentam o risco de câncer, diabetes, aterosclerose e doenças cardiovasculares.

E como fazer para parar a produção de radicais livres?

Não existe nenhuma maneira de frear a produção de radicais livres, mas o que podemos fazer é prevenirmos usando os FAMOSOS ANTIOXIDANTES, que removem os danos caudados pelos RL.

Antioxidantes = Os principais podem ser divididos em:
        Vitaminas Lipossolúveis (vitamina A, vitamina E, beta-caroteno)
        Vitaminas Hidrossolúveis (vitamina C, vitaminas do complexo B)
        oligoelementos (Zinco, cobre, selênio, magnésio etc.)
        Bioflavonóides, etc...



VITAMINA A
       Os pigmentos vegetais chamados de carotenóides podem produzir retinóides no metabolismo. São chamados pró-vitamina A ou carotenóides (beta caroteno).
Biodisponibilidade:
       A cocção aumenta o conteúdo de carotenóides em vegetais.
   A quantidade de 5g de óleo numa refeição parece ser suficiente para assegurar a captação dos carotenóides.
Fonte de alimentos ricos em Vitamina A: Fígado, Gordura do leite, Ovos, Óleo de Fígado
Fonte de Beta caroteno: Vegetais folhodos verde-escuros, Vegetais e frutas amarelo- alaranjados
(cenoura, espinafre, laranja, manga, manga, mamão, agrião)

VITAMINA C
       Necessária para síntese correta de colágeno e elastina.
       Antioxidante.
       A Vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo, nos seres humanos, a reserva é de 1500mg, a pele se torna vulnerável na medida que o organismo extrai Vitamina C da pele se há uma carência da mesma para outra função.
       O stress físico ou emocional aumenta mais ainda essa demanda por Vitamina C, que é sempre retirada primeiro da pele.
Fontes de alimentos ricos em Vitamina C: Frutas cítricas, acerola, laranja, limão, goiaba, morango, couve, brócolis

ZINCO
       Sistema imunológico sadio
       Cicatrização
       Imunidade
       Síntese de proteína
 
Fontes: Alimentos ricos em proteína como carnes, frango e peixe

SILÍCIO
  • Excelente antioxidante.
  • Auxilia na produção da glutationa.
  • Auxilia na redução do colesterol.
  • Auxilia no tratamento da psoríase.
  • Auxilia no tratamento da queda de cabelos.
  • Auxilia na hidratação da pele, unhas e cabelos.
  • Auxilia no tratamento de doenças osteoarticulares.
  • Auxilia na detoxificação hepática de várias substâncias tóxicas.
  • Auxilia na redução dos níveis sanguíneos do ferro, cobre e zinco.
  • Auxilia na quelação do alumínio, cádmio, chumbo, arsênico, níquel e mercúrio.
Fonte: aveia, milho, arroz, cevada, trigo, cavalinha, frango, miúdos do frango como coração e moela, vegetais, algas, frutos do mar e cogumelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário