Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

19 de julho de 2013

23° SEMANA GESTACIONAL: ANEMIA



CURVA GLICÊMICA

Nesta semana realizei alguns exames de rotina, dentre eles a curva glicêmica gestacional.


Várias pacientes e amigas me falaram que acharam HORRÍVEL fazer a curva glicêmica! Sabe que eu não achei tão ruim assim. Para mim o pior foi beber o líquido doce 75g de glicose (diluído em 500 ml de água) em 2 minutos e ficar esperando 2 horas sem nada para fazer no laboratório.



Se vocês ainda não fizeram este exame e pretendem fazer - sugestão busquem algum laboratório que tenha internet (wi-fi) e levem algumas revistas novas, pois no alfa-laboratório não tem.



ANEMIA NA GESTAÇÃO


O resultado do meu exame de hemoglobina foi 11,1mg/dL, ainda não é considerado anemia, mas como nutricionista eu sei que está abaixo do ideal. 


Conversei com a Nutri que me acompanha e ela sugeriu duplicar a dose do Natele - multivitamínico  (que tem 60 mg de ferro) já tentando prevenir a anemia.





A anemia na gravidez é uma condição normal especialmente no terceiro trimestre de gestação devido ao aumento do volume de líquido no corpo, mas devemos cuidar para que o bebê não tenha baixo peso ao nascer.



Como tratar a anemia na gravidez


Comer alimentos ricos em ferro:

  • Feijão
  • Carne vermelha
  • Espinafre
  • Beterraba



E para potencializar a absorção de ferro consumir junto com o almoço 1 copo de suco de laranja natural e também pode fazer uso de lactobacillus.

Uma dica bem antiga é cozinhar em panela de ferro.



Evitar (estes alimentos diminuem a absorção de ferro):

  • leite de derivados
  • café, chá preto e chá verde
  • chocolate

Nenhum comentário:

Postar um comentário