Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

7 de outubro de 2013

Nutrição até o talo


Estamos entre os  dez países que mais desperdiçam comida no mundo segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), além disso, temos um dos lixos mais nutritivos do mundo. Isso porque as partes dos alimentos que geralmente desprezamos – talos, cascas, sementes e folhas – chegam a ser mais nutritivas do que a polpa.
Antes de começar a usá-las, é necessário caprichar na higienização. Para retirar os pesticidas, utilize uma escovinha e água para lavar bem os vegetais. Coloque os alimentos em recipientes de vidro ou louça e deixe-os de molho em uma solução à base de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções da embalagem. Após é só utilizar a criatividade e encher a mesa de nutrientes.
 

SEMENTES
Apesar de pequeninas, elas concentram elementos de peso. As sementes do maracujá por exemplo, reúnem ômegas 3 e 6, essenciais para as funções cerebrais e transmissão de impulsos nervosos. As de abóbora contém gorduras boas, muitas fibreas e são ricas em vitaminas e minerais, daí a sua importância para o coração, intestino, olhos...
 



TALOS
São cheios de fibras, vitaminas e minerais. Vale a pena aproveitar os talos da alcachofra, brócolis, espinafre e afins para fazer quiches, pães e bolos. Para amaciar os talos, vale cozimento a vapor ou então no caso do consumo em sucos, o liquidificador dá conta.

 



FOLHAS
As folhas podem ser utilizadas em receitas de tortas, farofas, cuscuz, recheios e sopas. Elas são fontes de carotenoides, substância que no corpo são convertidas em vitamina A, nutriente que apura a visão e reduz a formação de placas nas artérias. Sem contar que cada folha possui sua particularidade, a do rabanete apresenta muito selênio, poderoso antioxidante; a da couve-flor, possuí fósforo, um protetor da memória; e a beterraba acumula potássio, mineral que regula a pressão arterial. As folhas devem ser descartadas se estiverem amareldas.
 


CASCAS
O lugar delas com certeza é no prato e não na lixeira. São riquíssimas em fibras, substâncias que estimulam o funcionamento do intestino. A goiaba apresenta em sua camada externa altas doses de polifenóis, inimigos do envelhecimento celular, tendo seu potencial antioxidante duas vezes maior que o da polpa. Outra substância é o nitrato que em pequenas porções é benéfico para as artérias. As cascas de cenoura, abacaxi e da laranja também merecem destaque, porque oferecem potássio, cálcio, fósforo e vitamina C. A da banana é outra que impressiona: cheia de potássio, vitaminas e fibras, ajuda no controle do apetite e na perda de peso. Esses ricos ingredientes podem fazer parte de sucos, bolos, doces, geleias e farinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário