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1 de julho de 2014

Metabolismo, ativar: mantenha o pique mesmo no inverno



Com a chegada do frio, vem a preguiça de fazer exercícios – e a vontade de comer mais. Para não perder o pique e a forma, aprenda a manter o metabolismo em alta mesmo no inverno

Peso pesado
Capriche na musculação: quanto mais músculos seu corpo tiver, melhor e mais atuante será o seu
metabolismo. Ao contrário do tecido adiposo, que não precisa de energia para funcionar, o tecido muscular consome energia o tempo todo. Assim, quem tem corpo com mais massa magra eleva com maior frequencia a taxa metabólica. Não gosta da musculação? Vá de pilates ou treino funcional.
 
Água fria
A água não só faz bem para a saúde em geral como atua diretamente na taxa metabólica. Quando estamos levemente desidratados, o organismo diminui o metabolismo como forma de defesa. Aumentar a ingestão de água ao longo do dia garante que ele não reserve energia. Uma pesquisa americana recente apontou que a taxa metabólica aumenta em 24% uma hora após a ingestão de 500 ml de água. Para potencializar ainda sua propriedade termogênica, beba gelada: para equilibrar a temperatura da água com a do corpo, que é de 36°C, o organismo gasta 15 calorias durante o processo.

Madrugue
Xô, preguiça! Colocar o exercício entre as primeiras tarefas da manhã faz com que o corpo ative o metabolismo mais rápido. Ao acordar, sem um estímulo externo, o metabolismo só vai funcionar na sua normalidade após duas horas, pois tem um tempo para secretar os hormônios. Coma atividade física matinal, os hormônios são requisitados antes para que o corpo possa atuar de forma adequada.

Adicione ômega 3
Para ativar o metabolismo coloque no prato altas doses de ômega 3, ácido graxo encontrado nos peixes de água fria como salmão, sardinha e atum. A carne desses animais têm gordura poli-insaturada,  que atua como anti-inflamatório, melhorando a circulação sanguínea, além de ter efeito antilipogênico, que combate a formação de células adiposas. O Ômega 3 também regula a taxa de leptina no corpo, hormônio responsável por aquela fome incontrolável que bate no meio da tarde. Uma opção ao peixe é adicionar semente de linhaça ao cardápio. Adotando tais hábitos, é possível queimar 400 calorias extras no fim do dia.

Tome café
Se você treina no final da tarde ou à noite e quer dar aquela chacoalhada no metabolismo, aposte em uma xícara de café antes de se exercitar. A cafeína é um ótimo estimulante natural para o organismo, aumentando o gasto energético em até 8%, e ainda aumenta a disposição para você não desanimar diante da atividade física. Mas, atenção: a dica só vale se a bebida for pura, sem adição de leite e açúcar.

Fonte: Vogue Brasil

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