Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

16 de julho de 2009

Não aumente o ponteiro da balança neste inverno!



Com a chegada do inverno aumentamos o consumo de delícias quentes, saborosas e calóricas, como chocolate quente, vinhos, fondue e queijos. Nessa época do ano é difícil manter o ponteiro da balança no mesmo lugar, pois as tentações são difíceis de se resistir.
Em baixas temperaturas, as necessidades energéticas do organismo aumentam para suprir a produção de calor e assim manter a temperatura corporal. Então são necessárias mais calorias para controlar a temperatura corporal. Então para que você resista a este inverno sem aqueles quilinhos extras, seguem algumas dicas:



  • Lembre-se que nenhum alimento é proibido. Você pode comer de tudo desde que tenha limite.

  • Fracione as suas refeições, estabelecendo os horários, sem pular nenhuma refeição.

  • Não fique longos períodos sem se alimentar para não extrapolar na refeição seguinte.

  • Coma devagar e em ambientes tranquilos para sentir quando estiver satisfeita.

  • Comece substituindo as frituras por alimentos cozidos, grelhados ou assados.

  • O consumo de chás é uma ótima opção para aumentar a temperatura do corpo. Dica: utilize o chá verde, ele é um ótimo antioxidante e ajuda a combater as gordurinhas.

  • Beba bastante líquidos mesmo sem sentir sede e mantenha a hidratação do corpo também no inverno.

  • Aumentar a ingestão de frutas, verduras e cereais para aumentar o seu aporte de minerais, vitaminas e fibras. Pois é bem comum nesta época do ano, diminuir o consumo destes alimentos, devido ao frio. Dica: Consumo os vegetais refogados ou junto com outros alimentos. E as frutas podem ser ingeridas no lugar dos doces, como banana assadas e pode-se adicionar canela para realçar o sabor, sem aumentar o valor calórico.

  • As sopas de legumes devem fazer parte de seu cardápio, pois são muito nutritivas e menos calórica. Para engrossar o caldo, você pode adicionar farelo de trigo, aveia e quinua. Mas “muito” cuidado com as sopas prontas, pois tem grande quantidade de sal. Não adicione queijos amarelos e creme de leite na sua sopa, senão sua sopa saudável se tornará mais calórica devido às grandes quantidades de gorduras.

  • Se você não resistir ao fondue, substitua os queijos amarelos por brancos, como ricota, minas, entre outros. E substitua o pão e a batata por vegetais, como brócolis, cenoura, couve-flor.

  • Para preparar o delicioso chocolate quente, utilize leite desnatado e cholocate light, sem adição de açúcar.

  • O chocolate amargo (tem que ter acima de 70% de cacau) é uma fonte de flavonóide que auxilia no controle de doenças cardiovasculares. Estudos têm mostrado que o cacau promove redução significativa da pressão arterial.

  • O vinho também é uma ótima fonte de flavonóide. Mas não abuse da bebida, 1 taça ao dia. Beba com moderação.

  • Não perca o ânimo para malhar durante o período de frio. A prática de atividade física é importante para qualquer época do ano, além de evitar o ganho de peso.

3 comentários:

  1. Clarinha, muito bom o blog, acredito que será um sucesso, hj em dia todo mundo se importa com a alimentação e saúde, parabéns pela inicitativa, pode contar comigo sempre...um bjo gde.
    Cacius Ferrari

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado.... e se der certo, já vamos pensando no site!
    E se tiver alguma dúvida ou queira alguma dica de nutrição, é só deixar um recado.
    Abraços
    Clarisse

    ResponderExcluir
  3. Clara ficou muito bom o blog, parabéns. Realmente, eu concordo que as pessoas hoje em dia quase nem se preocupam com a saúde o que é principal.
    Beijos!
    Angielli

    ResponderExcluir