Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

16 de julho de 2009

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS CHÁS VERDE, BRANCO E PRETO?



As virtudes medicinais dos chás são de conhecimento milenar, especialmente seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. Os três chás são preparados provenientes das folhas da Camellia sinensis.

  • Chá Verde: as folhas são colhidas e passam pela secagem e são enroladas ainda quente para a formação do chá. As folhas passam pelo calor, imediatamente após a colheita para evitar a sua fermentação (oxidação). Considerado atualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. O chá verde também ajuda a diminuir as taxas de colesterol, ativa o sistema imunológico, previne doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino e ainda acelera o metabolismo ajudando a queimar gordura corporal.


  • Chá Branco: as folhas colhidas jovens e não sofreram efeitos de oxidação. As folhas passam pela secagem, desidratação, aquecimento e mistura. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo. Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.


  • Chá Preto: é completamente fermentado, as folhas e caules passam pela desidratação, mistura (durante a mistura ocorre o aumento do aroma característico do Chá Preto), fermentação e secagem. Quando comparados aos demais chás provenientes da árvore de Camellia sinensis, o chá Preto apresenta um sabor mais forte e acentuado, isso ocorre pelo processo de fermentação e este chá é pobre em substâncias benéficas à saúde.

Prepare corretamente: Ferva a água, apague o fogo e dilua 2 c. sopa de chá em uma xícara. Deixe o recipiente tampado de 2 a 5 minutos antes de servir. O chá não deve ser reaquecido.
Lembre-se: Nunca devemos ingerir nada em acesso! Consulte um profissional de saúde para avaliar se você está apto ao consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário