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8 de outubro de 2009

Obesidade Infantil




O que é a Obesidade?

É uma doença crônica que se caracteriza pelo acúmulo de gordura excessiva, que pode comprometer a saúde. Ela é o resultado a alta ingestão de calorias em relação ao gasto energético. É considerada um problema de saúde publica, uma vez que o número de indivíduos com excesso de peso tem aumentado significantemente nas últimas décadas. Nos dias de hoje, o aumento da obesidade infantil, tem nos chamado a atenção, ela já chega a 10% das crianças no Brasil.

Uma das causas da obesidade infantil é a alta ingestão de produtos calóricos, como fast foods e a falta de exercícios físicos diários. O excesso de peso nas crianças pode levar ao aumento do colesterol total, do LDL (colesterol ruim), triglicerídeo, diminuir o HDL (colesterol bom), pressão alta, problemas nos ossos e diabetes melito.
A perda de peso melhora os níveis de colesterol e triglicerídeos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares na fase adulta.

A solicitação de exames em crianças e adolescentes, não é de rotina em consultórios, mas se temos algum fator de risco deve ser realizada, assim com a verificação da pressão arterial. É preciso prevenir a obesidade desde a infância, através de um estilo de vida saudável. Então segue algumas dicas:

  • Sempre estabelecer horários para as refeições.
  • Não oferecer alimentos fora de hora.
  • Desde cedo a criança deve ser estimulada a consumir frutas e verduras, para que a criança se habitue a comê-los sem rejeição.
  • Sempre oferecer legumes e verduras coloridas, pois garante a quantidade de vitaminas e minerais necessárias.
  • Modere o tamanho das porções que você oferece a ela.
  • Não force a criança a “raspar” o prato. Ela deve aprender a regular sua fome e a quantidade de alimento do que necessita.
  • Água e o leite devem ser os líquidos fundamentais.
  • Evite sucos e refrigerantes.
  • Prefira o consumo de frutas in natura, do que sucos. E sempre sem adição de açúcar.
  • Estimule a criança desde cedo a praticar atividades físicas (jogar bola, andar de bicicleta).
  • Não permita que a criança fique mais de 2 horas por dia realizando atividades sedentárias (vendo televisão, jogando vídeo game ou no computador).

Procure um nutricionista e saiba como evitar a obesidade infantil em sua casa!

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