Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

20 de novembro de 2009

A... – Bifidobacterium animalis

Recebi um e-mail, que circula na internet sobre um iogurte.
Eu já havia lido no site da D... um comunicado sobre este assunto, mas hoje recebi um e-mail de amiga perguntando se era verdade. Então achei interessante escrever sobre este assunto.
Uma pessoa que se diz nutricionista M. C. D. (São Paulo – não está registrada no nosso conselho de nutrição) publicou um e-mail em que diz que o iogurte A.... é feito através de fezes humanas.

Segundo a empresa o iogurte é um leite fermentado, com cepas de iogurte tradicional e um fermento específico: o Bifidobacterium animallis DN-173 010, subsp lactis, que leva o nome comercial de DanRegularis.
Bifidobacterium animallis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos.
No e-mail em que recebi a “nutricionista” escreve que o iogurte ajuda na digestão pelo
simples fato de que a bactéria adicionada pela empresa pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.
Mas o Bifidobacterium animallis subsp lactis (ou b.lactis) não apresenta nenhuma característica que irrite ou agrida a mucosa intestinal. Existem estudos científicos mostrando que o iogurte melhora a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem com a síndrome do intestino irritável. Outro ponto importante é que outras espécies do gênero Bifidobacterium podem ser encontradas naturalmente no trato intestinal de indivíduos saudáveis.

Sabemos que todos os iogurtes que são fermentados possuem algum tipo de bactérias. Existem os iogurtes que são chamados de probióticos (ver matéria em marcadores - probióticos), pois apresentam algum benefício à saúde, como algumas marcas encontradas nos supermercados.

Para encerrar, gostaria de deixar aqui um recado:
“Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, não vá na conversa de e-mail sem origem e de autoria deconhecida. Procure o seu médico ou nutricionista e terá uma orientação adequada”

17 comentários:

  1. Perfeito, vale citar tambem que a pseudo nutricionista não demonstrou embasamento técnico e cientifico sobre o assunto, deixando claro ser uma pessoa despreparada! Parabens pelo seu blog !

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma a bactéria é encontrada nas fezes. Nojento . . .

    ResponderExcluir
  3. Obviamente está presente nas fezes pois consumimos vários alimentos que contém estas bactérias!!
    Amei o blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. mas independente do que é feito convenhamos que Activia é uma deliciaaa eu pelo menos nao ovu parar de tomar o meu

    ResponderExcluir
  5. Mais é claro que está na cara que isso é boato. O iogurte foi retirado de comerciais até onde se sabe pelo o fato da empresa propor o uso diário do produto como um tratamento para intestino preso, sem a consulta de um médico gastro ou nutricionista o que pode mascarar outros problemas intestinais graves. E é indiscutível o beneficio dessa bactéria.

    ResponderExcluir
  6. Particularmente eu adoro o produto e sei que no mercado existem vários alimentos que contem bactérias e são saudáveis para a saúde. Tenho intestino preguiçoso e pra mim o Activia é muito bom.

    ResponderExcluir
  7. a pessoa que escreveu esse absurdo é uma desocupada e mais desocupada ainda é quem acreditou nessa bobagem,eu tomo e recomendo é muito bom.

    ResponderExcluir
  8. sempre tive intestino regulado,mas ao viajar,fica preso...passei a usar o Activia e resolveu.
    agora comecei a tomar óleo de primula,por questão hormonal...resolveu,mas prendeu intestino.
    de-lhe Activia e tudo normal!

    ResponderExcluir
  9. Alguem ai morreu????? NAO né!!!! entao ta tudo tranquilo....

    ResponderExcluir
  10. é coco envasado hahaha e eu to com o potinho de activia na minha frente e acabei de tomá-lo, até que coco não é tão ruim não, o q tomei é sabor aveia, qual seu sabor preferido ?

    ResponderExcluir
  11. q coco gostoso; da ate pra fazer seu activia em casa

    ResponderExcluir
  12. Quero saber se esse danone serve para combater quem tem bacteria h-pylore no intestino?

    ResponderExcluir
  13. Puta merda uma pseudo nutricionista repassando informações sem fundamentação científica! Parabéns por isso as blogueiras fitness viraram moda!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir