Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

12 de abril de 2010

"PREOCUPAÇÃO COM A SAÚDE OU MODISMO"

Uma acadêmia de Jornalismo da PUC (Karine Viana) entrou em contato comigo para uma entrevista sobre MULTICEREAIS "Preocupação com a saúde ou modismo"

Deixo aqui o texto e confiram quais os benefícios do Multicereais e consequências do seu uso!

1) Alguns dos comerciantes contatados informam que a grande procura se deu após a veiculação do produto na mídia. Ao que você atribui estar “na moda” a utilização do produto, visto que esta mistura de alimentos in natura já existia?
A moda nutricional da vez é Multicereais, que é uma mistura de ingredientes naturais ricos em fibras, vitaminas e minerais. Na verdade ela é mais do que isto é uma mistura de vários alimentos in natura que os nutricionistas já indicam a algum tempo, como linhaça, gergelim, quinua, Agar Agar, entre outros.
Uma lista de benefícios que supostamente a ração humana promove a nossa saúde tem sido a grande questão da sua popularidade “estar na moda”, tais como diminuição dos níveis de colesterol, regulação do diabetes melito e intestino (promovendo a detoxificação intestinal), melhora os sintomas da menopausa, previne doenças cardiovascular e principalmente o emagrecimento.

2) Entre os consumidores verifica-se a substituição de refeições importantes pela ingestão do composto. Até que ponto isto é saudável? Quantas refeições e quais podem ser substituídas?
Complemento e não substituto. O Multicereais não deve ser usada para fazer substituições de refeições, pois contém quantidades significativas de açúcar e sódio que em excesso podem prejudicar a saúde.
A mistura pode ser acrescentada no café da manhã em sucos, bebidas lácteas, batidas e frutas ou misturas de bolos e pães integrais.
Sua inserção na dieta deve ser monitorada por um profissional, pois a prescrição da mistura deve ser individualizada.

3)Há algum risco ou malefício na superdosagem?
Sim, o excesso no consumo diário da ração humana, pode prejudicar a absorção de minerais que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo como zinco, magnésio de cálcio.
Indivíduos com alergia a algum componente da mistura ou síndrome do intestino irritável devem ficar atentos aos efeitos colaterais e é preciso saber que devemos aumentar o consumo de água para evitar os fecalomas ou endurecimento das fezes, devido a alta ingestão de fibras.
Sabemos que o multicereais é rica em fibras. As fibras são essenciais para a saúde do organismo, elas ajudam desde a regulação da glicose até no funcionamento do intestino, mas para isso acontecer é necessário associar co consumo adequado de água.

4) Há diversos produtos chamados Multicereais que podem ser diferenciados pela incidência de diferentes ingredientes. No entanto, quais são as principais características de itens como: farinha de soja, gérmen de trigo, linhaça dourada (que tem feito sucesso separadamente também), farinha de maracujá, gergelim, levedo de cerveja, quinua e guaraná em pó.
O multicereais não é padronizado. Cada pacote (marca) apresenta fórmulas e composições diferentes e o interessante que você não precisa comprar, você pode fazer a sua própria mistura em casa.
Efeitos atribuídos aos ingredientes da Ração Humana
  • FARINHA DE SOJA: Rica em proteína e sais minerais. Ajuda na redução do colesterol, triglicérideos. Rica em hormônios e auxilia nos efeitos indesejáveis da menopausa. Fortalece o sistema imunológico do organismo
  • GÉRMEN DE TRIGO: Rico em vitamina A, B, D, E e K, proteína, vitaminas e sais minerais. Combate a menstruação irregular, dificuldade de crescimento e desenvolvimento, fraqueza muscular e infecções, combate também doenças dos tipos reumáticas, como a ciática, torcicolo, traumatismo muscular e nervoso, doenças cardíacas e circulatórias.
  • LINHAÇA DOURADA: Rico em ômega 3 e 6, ferro e proteínas. Auxilia na redução dos níveis de colesterol, protege contra tumores de mama, ovário de próstata.
  • FARINHA DE MARACUJÁ: Rica em pectina. Reduz as taxas de glicemia e colesterol.
  • GERGELIM: Rico em manganês, cobre e cálcio e contém Vitamina B1 e Vitamina E. Diminuem a produção de colesterol e auxilia nas dores reumáticas, tumores, acido úrico, memória fraca, alergia, hemorróidas, gastrite, câncer, menopausa, úlcera, prisão de ventre, pressão alta e azia.
  • LEVEDO DE CERVEJA: Rico em vitaminas, aminoácidos e minerais. Auxilia na regularização sas funções intestinais, protege a flora intestinal, anemias, fadiga, reumatismo, artrite, gota, neurites, furunculose, celulite, obesidade, arteriosclerose, nevralgias, resfriados. É tônico para os nervos, aumenta a resistência física, embeleza a pele, tem a ação antiinfecciosa, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico.
  • QUINUA: É um grão riquíssimo utilizado há milênios pelas culturas Andinas da América do Sul e hoje é reconhecido mundialmente pelo seu elevado valor nutritivo e funcional. A quinoa é rica em aminoácidos essenciais, ferro, zinco, magnésio, potássio, manganês, vitaminas B1, B2, B3, D e E, Ômega 3, benéficos para o coração. Ótima fonte de proteína cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, relacionados ao desenvolvimento de inteligência, rapidez de reflexos e outras funções, como memória e aprendizagem.
  • GUARANÁ EM PÓ: É estimulante, devido a grande quantidade de cafeína. Melhora a capacidade de raciocínio, diminui o cansaço físico e mental. Não é recomendado utilizar a noite, pode causar insônia.
5) Há alguma contra-indicação na utilização de algum dos ingredientes?
Sim, gestantes, hipertensos, diabéticos e obesos devem evitar o uso excessivo da ração humana.
Para pessoas com diabetes alguns ingredientes na ração humana são proibidos como: açúcar mascavo, cacau e o guaraná em pó, para pessoas com hipertensão arterial sistêmica dever retirar o guaraná em pó da preparação (pois tem poder estimulante no nosso organismo) e para pessoas que querem emagrecer cuidar com a quantidade.

6) Que tipo de cuidado o consumidor deve tomar ao escolher o composto adequado?

  • O consumidor deve ficar atento ao comprar o produto, certificar se há rótulo, marca e a composição nutricional.
  • Certificar se da qualidade do produto e segurança alimentar, já que muitos dos grãos sofrem a oxidação e perdem seus benefícios nutricionais.
  • Cuidar com fungos e bactérias se mal conservados, embalados e tempo de validade.
  • Na data de validade, colocar a validade do ingrediente que vai vencer primeiro.
  • Evitar comprar a ração humana em pó e com os ingredientes já misturados.
  • O ideal é comprar cada ingrediente indicado pela nutricionista e fazer a mistura em casa. Assim você tem a garantia que está consumindo um produto de qualidade.
  • Guardar a ração humana em um vidro escuro e bem fechado e pode ser armazenada na geladeira.
7) Para quem procura emagrecer, como deve readequar sua alimentação?
Como já foi falado anteriormente, o multicereais é rico em fibras e elas ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, fazendo que a fome demore mais tempo para aparecer. Mas dizer que esta mistura emagrece não é verdade. O ideal é você associar a uma alimentação saudável (podemos incluir a ração humana) aliado a pratica de exercício físico, aí sim poderá dizer que a ração humana auxilia no emagrecimento.

8) Qual o principal erro cometido por quem utiliza o produto? (má utilização, etc.)
Super dosagem, manejo com os ingredientes in natura e desconhecimento dos benefícios e malefícios dos ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário