Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

30 de maio de 2010

Pólen Apícola combate o envelhecimento e ajuda a recuperar a energia. Que alimento é este?


 Saiu no Globo-Repórter nesta sexta feira (28/5) uma matéria sobre o pólen. Para quem não pode ou para quem conseguiu assistir o jornal, vou escrever um pouquinho sobre pólen e mostrar os benefícos e maneira de consumo deste “alimento das abelhas”.
O pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores, similar aos cereais matinais e não é doce!
A abelha retira o pólen das flores e recebe a ensalivação, momento em que é enriquecido com enzimas e vitaminas, sendo desta maneira estocado nos alvéolos dos favos, passando a ser chamado de “pão das abelhas”. Cada abelha retira 160 bolotas de pólen ao dia.
O pólen apícola apresenta na sua composição grande quantidade de proteína, gordura com propriedades antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina A (beta-caroteno), vitamina E e vitamina C, que são os principais antioxidantes.

VALOR TERAPÊUTICO DO PÓLEN
1 – Ação sobre o aparelho digestivo: regula o funcionamento intestinal equilibrando a flora intestinal no nível do cólon e intestino delgado, regularizando os intestinos.
2 - Ação na hemoglobina do sangue: o ferro e a vitamina B12 fazem aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos.
3 - Estado de fadiga: o pólen quando consumido na indicação certa, após 10 ou 20 dias, dependendo de cada caso, produz efeito eufórico, aumentando a capacidade física e mental.

COMO CONSUMIR O PÓLEN
Para um melhor aproveitamento e efeito imediato, o pólen deve ser consumido em jejum e mastigado ( pólen granulado), desta maneira, devido a ensalivação e trituração haverá uma maior assimilação pelo organismo humano. Também pode ser consumido misturado com o mel, sucos de frutas, iogurt, cremes, etc.
A dose aconselhável é de 5 a 25g /dia ou 1 c. sopa ao dia, mas depende da idade.

Fonte: Sílvio Lengler – Zootecnista Presidente da Confederação Brasileira de Apicultura

Veja em breve a matéria sobre Própolis!

BOA SEMANA

Um comentário:

  1. porque que toda vez que como o polen me da dor de estomago sempre em jejum.

    ResponderExcluir