Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

12 de junho de 2010

ALIMENTE BEM SEUS OSSOS

Gostaria de publicar aqui uma matéria bem interessante sobre Osteoporose e prevenção, escrita por uma aluna de graduação de nutrição de Brasília (Isis Moreira).


Não espere envelhecer para lembrar-se da osteoporose. Segundo a OMS, a doença é um problema de saúde pública no mundo, sendo considerada como a epidemia silenciosa no Brasil. Ela acomente cerca de 10 milhões de brasileiros de acordo com os dados da Fundação Internacional de Osteoporose.
Conforme o Ministério da Saúde, a osteoporose configura-se como preocupação relevante de saúde pública, devido à limitação funcional e conseqüente perda da capacidade laborativa e auto-estima a que estão submetidos os seus portadores. Por definição, ela é caracterizada por uma perda gradativa da massa óssea e é influenciada por uma série de fatores como a idade, sexo, genética, etnia, alimentação e outros.
Com relação a nutrição, é de consenso que o cálcio é o principal responsável pela saúde óssea, pois ele é o mineral mais abundante no corpo, sendo o principal constituinte dos ossos e, além disso, sua baixa ingestão ao longo da vida pode ser determinante para o desenvolvimento da osteoporose . Mas a questão não é tão simples, pois vários minerais e vitaminas estão envolvidos para manter a integridade dos ossos.
As vitaminas D e K que estão presentes em peixes, ovos, couve, brócolis e couve-flor são ideais para uma melhor absorção de cálcio e para uma menor perda de massa óssea. O magnésio, mineral encontrado em sementes e leguminosas, é de fundamental importância para que o cálcio "entre" no osso. Já o cobre, mineral presente na castanha de caju, lentilhas e frutos do mar, também é muito importante para a saúde óssea, pois auxilia no cruzamento entre colágeno e elastina. Outros minerais como manganês, boro e silício também deve ser incluidos na dieta através do consumo de grãos integrais, leguminosas, frutas e castanhas.
Alguns alimentos influenciam na perda da massa óssea. Uma alta ingestão de sódio (presente em enlatados , embutidos, fast-foods etc), proteínas ou fibras também pode contribuir para o desenvolvimento da doença. Além disso, o consumo de refrigerantes pode gerar uma hiperfosfatemia e consequentemente, comprometimentos à massa óssea.
Para quem já está com a doença, vale a dica de evitar alimentos como aveia e soja, que possuem ácido fítico, pois ele combina-se com cálcio e forma o fitato de cálcio. Já alimentos como chocolate, pimenta, nozes, acelga e as bebidas do tipo "cola" possuem ácido oxálico, que pode combinar-se com o cálcio formando oxalato de cálcio. Assim, tanto o ácido fítico como o ácido oxálico formam sais insolúveis, diminuindo a absorção de cálcio por redução de sua solubilidade.
Logo, como prevenção à osteoporose, além da prática de exercícios, é fundamental ter uma alimentação saudável. Assim pode-se contribuir para a manutenção de ossos saudáveis e diminuir os riscos de desenvolver a doença.

Autora: Isis Moreira     www.alimentando.net/

3 comentários:

  1. Olá, Clarissa!
    Adorei as informações. Muito interessante abordar esse assunto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Muito obrigada pelo comentário.
    Realmente, precisamos nos antenar cada dia mais, pois é muito importante que busquemos o conhecimento para poder democratizá-lo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Isto aí. Quanto mais conhecimento nós temos, mais embasamento teremos para discutirmos assuntos de alimentação e saúde.
    Nós nutricionistas temos que estudar para não ficarmos atrás dos outros profissionais, temos que nos posicionar e saber debater principalmente os assuntos da nossa área!

    Nutri Clarisse

    ResponderExcluir