Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

23 de junho de 2010

Respondendo as perguntas.... Avalie a qualidade da sua comida

Se você observou a pirâmide e viu que ainda não usufrui de uma alimentção saudável, talvez seja porque ainda reluta em abrir mão das guloseimas apetitosas - sanduíches com molhos, batatas fritas,... O fato é que ser saudável e ter uma alimentação adequada não é tão simples assim (antes de fechar está página, vou dizer que não sou tão rigorosa)! Minha metodologia é não punir e  não tirar tudo que o paciente gosta e nem gosto de obsessão por dietas, pois podemos causar um grande aumento de estresse e ansiedade. O que eu quero passar aqui é que podemos evitar certos alimentos e suas combinações!
Hoje nós somos bombardeados por informações sobre dieta e alimentação... correm pela internet e revistas de moda matérias sobre o que deveríamos e não deveríamos comer para nos mantermos saudáveis, muitas pessoas se sentem extremamente confusas. Afinal, qual a dieta certa e ideal?
Cada um de nós tem sua bioquímica própria, de maneira que o que pode ser ideal para mim, pode não ser para o outro. Quero dizer com isso que é impossível termos uma dieta para todos (única). Então aqui vocês vão ver boas recomendações e  não como regras a seguir.

Voltando a pergunta... Observe o seu plano alimentar e veja no que a sua dieta é deficiente. Se já identificou - Uma dica é você começar a percorrer corredores de mercado que se costumar passar longe.
Faça um teste substitua o pão branco e a massa por pão e arroz integral. Utilize quinua em saladas e ensopados. Utilize gergelim e linhaça no café da manhã com iogurte, faça um mingau de farelo de aveia.
Seja ousado nas carnes, varie o seu cardápio. Utilize peixes, carnes variadas,... sardinha (ótima fonte de ômega 3).
Não esqueça das leguminosas, compre feijões diferentes (mulatinho, preto, branco,...) ou então compre feijão orgânico. Compre algumas verduras que você tenha curiosidade de experimentar e não economize nas frutas...
Quantas das últimas 10 refeições foram preparadas com alimentos frescos e orgânicos?

A qualidade de uma alimento é afeta pela forma como é cultivado, processado, armazenado, preparado e cozido. Todos estes processos podem danificar ou destruir dos nutrientes existentes nos alimentos, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de agentes potencialmente perigosos como toxinas (fertilizantes, pesticidas,...)
Porisso trago aqui... use alimentos integrais, eles são definitivamente melhores que os refinados (altamente processados e perdem os nutrientes).

Em relação aos alimentos frescos, evite comidas processadas, quanto mais processadas a comida, mais se perdem as vitaminas e sais minerais e com isso mais adição de açúcar e sal serão acrescentados para realçar o sabor.

EVITE: comidas de baixo teor nutritivos - JUNK FOOD (comidas prontas - basta aquecer no microondas ou em saquinhos)... são processados diversas vezes e restam pouquíssimos nutrientes.

Em relação aos orgânicos, os métodos utilizados na agropecuária envolvem um grande uso de fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas altamente tóxicos, hormônios e antibióticos. Com isto o solo está cada vez mais esgotado de minerais e estes alimentos já chegam a nossa mesa com carência de nutrientes (mesmo sem  serem processados), além de estarem contaminados com substâncias que podem prejudicar a nossa saúde.
O ideal é você procurar comprar o mais perto possível de 100% orgânicos!

Por hoje é só! Até mais... qualquer dúvida e sugestão deixe seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário