Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

1 de julho de 2010

BENEFÍCIOS DA FARINHA DE BERINJELA

A farinha de berinjela concentra até 10 vezes mais fibra que o legume, ela oferece inúmeros benefícios: ajuda a emagrecer, regula o intestino e ajuda a baixar o colesterol.
Em um estudo realizado na UFRJ, pesquisadores avaliaram 12 voluntárias acima do peso por 60 dias. O grupo que consumiu a farinha de berinjela apresentou uma diminuição da circunferência da cintura, com redução da gordura visceral, que está associada com o diabetes e doenças cardiovasculares, diminui os níveis de colesterol ruim, triglicerídeos e ácido úrico. Os participantes ingeriram 2 c. sopa da farinha durante 2 vezes ao dia.

A berinjela é rica em vitamina A, complexo B e C, cálcio, fósforo e ferro, além de antioxidante como flavonóides presente na casca da berinjela.

Como fazer a farinha em casa:
• Colocar 1 Kg de berinjela e desidratar em forno a 200 graus, após bater no liquidificador.
• Ao comprar a berinjela selecione as com casca lisas e brilhantes, sem manchas.
• Guardar em um pote bem fechado e afastada da luz.
• 1kg de legume rende 100g de farinha

ATENÇÃO: Sempre após o consumo da farinha de berinjela, comer uma fruta fonte de vitamina C, para reduzir a formação de radicais livre, que são formados depois do consumo da farinha.

25 comentários:

  1. Olá,
    gostei do seu blog e estou te seguindo!
    =]
    Se quiser conhecer meu blog tbm será um prazer.
    abraços e boa semana

    ResponderExcluir
  2. Oi Nutri! Ali qdo você ensina a fazer a farinha, não seria 1 kg de berinjela e desidratar no forno, fiquei confusa!
    está sumida? bjos

    ResponderExcluir
  3. Isto aí.... colocar 1 Kg de berinjela... e desidratar no forno... após bater no liquidificador e aí sim, sobrará só a farinha...

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Achei legal e também gosto muito de salada de berinjela cozida com tomate, cebola e azeitona picada! Hummmm....

    ResponderExcluir
  5. Clarisse curto beringela D+ e não sabia que dava para fazer farinha da casca e minha esposa gostou muito
    Um grande abraço
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir
  6. Olá Pessoal...

    tenho uma paciente que está fazendo a farinha de berinjela em casa... seu super certo! Eu provei com suco de laranja... que o gosto fica bem agradável!

    Abraços à todos!
    Clarisse

    ResponderExcluir
  7. Oi Clarisse... Passei para dizer que amei a ARTE NOS ALIMENTOS.... Realmente as crianças e ate os adultos vão adorar..... Um bom incentivo....Há se tiver uma dica de alimentação para contribuir no combate em Artrite Reumatóide coloca no Blog para nós, vamos adorar.... E obrigada por nos passar bons costumes ... Bjussss

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber mais informaçoes desse produto comecei a tomar hoje espero perde peso pois estou descontente com meu corpo meu msn emanuelligata00@hotmail.com ass bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Clarisse, sou acadêmica de engenharia de alimentos, e fizemos analises na farinha de berinjela. E sem duvida, uma farinha saborosa, eu n gosto de berinjela, mais da farinha eu gostei hihi. Bjus.

    ResponderExcluir
  10. A farinha de berinjela é ótima... Iari tem que nós passar a a receita... quem sabe podemos fazer em casa!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Estou amamentando, será que posso ingerir a farinha de beringela?

    ResponderExcluir
  12. oi, não entendi a parte que diz é pra comerfruta pois a farinha contém radicais livres... como assim?? grata!!

    ResponderExcluir
  13. Para produzir 100 gramas de farinha, seria 1kg de berinjela ou 1 kg de casca?

    ResponderExcluir
  14. se a farinha de beringela contém flavoneides em sua casca, contra os radicais livres porque ela forma radicais livres após ser consumida,não entendi.

    ResponderExcluir
  15. Olá!! eu comecei a fazer a farinha de berinjela em casa e não sei se está dando muito certo,coloco no forno normal em uma assadeira,só que a hora que começa a chorar a água a maior parte fica grudada no fundo da assadeira,eu queria saber se é assim mesmo e ela fica na cor mais para o preto do que na cor marrom como falam e também com leve gosto de amargo,eu queria saber se é assim mesmo,gostaria que me passasse a dica direitinho como fazer em casa ,pois para compra é muito caro aqui na minha região 100g é muito cara e na minha cidade eu não encontro,já fui atras e não achei.prefiro fazer em casa.aguardo resposta abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, bom dia. Você já resolveu este problema? Porque é exatamente isto que está acontecendo comigo. Ela fica grudada e preta. Você poderia me dar alguma dica?

      Excluir
  16. Olá, bom dia, tentei fazer a farinha de beringela, colocando rodelas finas no forno, a 200 graus,por 30 min. mas ficou muito mole ainda, deixei por mais tempo ( mais ou menos 1h30min.) e ficou muito preta. Para moer no liquidificador, elas devem ficar crocantes, mas não pretas, como se compra no comércio. Será q vcs poderias me dar algumas dicas a mais, agradeço, se puderem me ajudar. Meu email é vanderleymr@hotmail.com. Grato. Vanderley

    ResponderExcluir
  17. ola to felizona com o resultado emagreci 2 kg em um mês vou continuar tomando por mais um ou dois meses espero perder mais 1 ou 2 kg ta ótimo sem contar q faz um bem pra saúde. adorei

    ResponderExcluir
  18. Olá Clarisse, boa noite!!
    Meu filho tem 08 anos e está com 42 quilos, colesterol alto, e outras coisas a mais.Posso fzr uso de farinha de berinjela e de maracujá, nas refeições dele?
    victordayse@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, Clarisse!
    Cortei algumas cascas de beringela e deixei na geladeira por uns dias até ficar quebradiça, bati no liquidificador. Deu certo, vc acha interessante usar o legume completo ou a casca é suficiente para a nossa nutrição diária? Pode ser usada em natura ou deve ser assada?

    ResponderExcluir
  20. ola Dr gostaria de saber se a farinha de beringela faz mal para quem esta amamentando.obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisca não faz mal. Você deve observar se aparece cólica sno bebê.
      att.,

      Excluir
  21. Dra, bom dia. Não consigo fazer a farinha de beringela. Ela cola no fundo do tabuleiro, fica molhada e quando torra está pretinha (e amarga). O que estou fazendo errado?

    ResponderExcluir
  22. Estou amamentando a 5 meses,posso fazer uso,minha bebê é muito ressecada,tem algum problema?

    ResponderExcluir