Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

30 de setembro de 2011

Dieta Detoxificante

Matéria feita pela Nutricionista Clarisse Zanette para a Revista Afrodite (setembro/2011)

Farinha de uva evita o envelhecimento precoce

Que a fruta é uma benesse para o organismo todo mundo já sabe. Importante é lembrar que as substâncias responsáveis por suas propriedades, os compostos fenólicos, estão especialmente na casca das sementes.
A boa-nova é que uma bebida criada pela pesquisadora Marcela Piedade Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, pode facilitar o aproveitamento desse conteúdo. Feito a farinha do bagaço da uva, o refresco turbinou a capacidade antioxidantes das mulheres que participaram do estudo, deixando-as mais protegidas contra o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares.
Um dos compostos fenólicos encontrados na casca da uva é o resveratrol, um poderoso antioxidante. Porém o suco não preserva os compostos benéficos da uva.

Fonte: Revista SaúdePreços: farinha de uva: 5,45 reais.
cápsulas: 19,55 reais (60 cápsulas)




27 de setembro de 2011

Semente de Chia

A semente de Chia é originária do México e apresenta 2 vezes
mais potássio que a banana, 3 vezes mais ferro que o espinafre, 6 vezes mais
cálcio que o leite integral, 8 vezes mais ômega 3 que o salmão e 15 vezes mais
magnésio que o brócolis.
Por ser rica em fibras e absorver água, ela causa sensação
de saciedade, auxiliando no emagrecimento. Também combate a inflamação (pois a
gordura é um processo inflamatório do organismo), ajudando a obter controle do
apetite. Ela também tem o poder detoxificante, pois as fibras regulam e limpam
o trânsito intestinal. Também colabora para a redução do colesterol, controla a
glicemia, ajuda no fortalecimento dos ossos, previne o envelhecimento e aumenta
a imunidade.
 Pode ser ingerida no
iogurte, no leite, em batidas, ou na comida.
Preço em torno de 10,50 (100g).

19 de setembro de 2011

Quitosana!

O que é?
A quitosana é uma fibra derivada da quitina retirada de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta.
Por que ela ajuda no emagrecimento?
Através do mecanismo de absorção de gordura próprio, há uma diminuição no valor calórico das refeições. A gordura absorvida é eliminada pelo organismo (das fezes). O mais famoso ingrediente bloqueador de gordura que possui a capacidade de se juntar às gorduras, encapsulando-os antes de serem absorvidos pelo corpo.
Traz algum benefício para a saúde?
Ao eliminar a gordura do corpo, ela automaticamente diminui os níveis de colesterol do nosso corpo, ajuda na firmeza da pele e faz com que ingerimos menos alimentos (gorduras).
Tem alguma contra indicação?
Não é indicado para gestantes, lactantes ou pessoas alérgicas a frutos do mar.


12 de setembro de 2011

VICTOZA = MEDICAMENTO ANTIDIABÉTICOS

Para variar, mais uma polêmica da Revista Veja!

Não se fala em outro assunto, depois que a Veja publicou uma matéria de capa sobre o novo medicamento para Diabetes Mellitus tipo II (DMII), o famoso VICTOZA (medicamento injetável).
Estudos feitos em diversos países tem mostrado ótimos resultados no controle do índice glicêmico em pacientes com DMII e o uso de Victoza, além disso mostrou redução do peso corporal.  Vale lembrar que aproximadamente 90% dos DMII apresentam excesso de peso.

O Victoza, age aumentando o GLP-1, o que induz o pâncreas a produzir o hormônio Insulina e aumenta a saciedade.

Segundo a Anvisa, a única indicação aprovada para o medicamento é como agente antidiabético.


Não foram apresentados a Anvisa estudos que comprovem qualquer grau de eficácia ou segurança do uso do produto Victoza para redução de peso e tratamento da obesidade.
A Anvisa não reconhece a indicação do Victoza para qualquer utilização terapêutica diferente da aprovada e afirma que o uso do produto para qualquer outra finalidade que não seja como antidiabético caracteriza elevado risco sanitário para a saúde da população.

Custo do medicamento até R$ 400,00

Vou aproveitar a oportunidade e deixar uma dica da semana:
Não existe emagrecimento sem esforço e determinação. Coloque metas menores, assim poderá vibrar com as pequenas perdas de peso, sem criar a frustração.

Quando você entender que o  emagrecimento não deve ser encarado como estética e sim como saúde, 90% das dificuldades serão superadas!

Um abraços e ótima semana
Clarisse




9 de setembro de 2011

Nutrientes da fertilidade

Algumas mudanças no cardápio podem fazer a diferença para quem está pretendendo aumentar a família.
Para ajudar os homens à ingestão de peixes como atum, banhos de sol podem cooperar muito, pois são fontes naturais de vitamina D. Também fazem parte dessa dieta:
Vitamina E: encontrada principalmente em: germe de trigo, óleo de trigo, óleo de soja, arroz, algodão, milho, girassol, gema de ovo, vegetais folhosos, legumes, nozes.
Vitamina C: Encontrada em: Laranja, limão, kiwi, alho, cebola.
Vitamina A: Encontrada em: brócolis, espinafre, abóbora, batata doce, folhas de beterraba, tomate, melancia, couve, repolho, couve-flor, queijos, óleo de fígado de bacalhau, ovos, manteiga.
Todos esses nutrientes melhoram muito a imunidade e principalmente ajudam na formação de células reprodutoras saudáveis.
Já para as mulheres: O Ácido fólico encontrado no feijão, vegetais verdes-escuros, suco de laranja são ótimas fontes de nutrientes. Alguns ginecologistas prescrevem ácido fólico para ser tomado via oral (comprimidos), mas nós nutricionistas preferimos o ácido fólico junto com outras vitaminas, que aumenta a própria absorção deste nutriente.
O Ômega-3 ajuda a regular a ovulação e deixa a membrana que envolve o óvulo mais permeável, o que facilita a penetração do espermatozóide. Encontramos o ômega-3 em salmão, sardinha, amêndoa ou linhaça. O melhor é que quem não tem tempo ou não gosta deste tipo de alimento, o ômega 3 e a linhaça já podem ser encontrados em cápsulas, contribuindo para o uso contínuo desses nutrientes.
Além destes nutrientes, acrescente, alimentos como inhame, brócolis, couve-flor e repolho, pois aumenta a produção de estrogênio pelos ovários e ajuda a regular a ovulação e o período fértil da mulher.