Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

17 de setembro de 2012

Doença Celíaca parte II





O que é o glúten?
 
O Glúten é uma proteína encontrada no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Indivíduos que apresentam a doença celíaca não conseguem digerir a proteína encontrada nestes alimentos, causando diminuição na absorção dos nutrientes.

Encontramos o glúten no: trigo, centeio, cevada, malte e aveia (contaminada no processamento). O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos, e por isto uma dieta deve ser seguida à risca. 

Algumas massinhas de modelar, giz, receitas caseiras de tintas, podem apresentar glúten na sua composição. Sempre conversar com as professoras da escola para o cuidado da contaminação com a criança.
Também este mês saiu na revista Saúde que o batom e o xampu ta,bém contém glúten na composição, desencadeando a dermatite hepertiforme.


A Doença Celíaca pode apresentar como sintomas: diarréia crônica ou intestino preso, distensão abdominal (barriga inchada), flatulência, cansaço, irritabilidade, incapacidade de ganhar peso, anemia, osteoporose e doenças inflamatórias. A doença celíaca também pode não manifestar sintomas.


Como substituir o glúten nas refeições?
                           
O glúten (trigo, centeio, cevada, malte e aveia) pode ser substituído em preparações por creme de arroz, farinha de arroz, fécula de batata, polvilho doce e araruta. Estas substituições podem ser utilizadas para preparar pães, bolos, panquecas, massa para pizza, tortas, entre outras preparações.
Também tem sido bastante utilizada a quinua e o amaranto em preparações ou misturadas em leites, iogurtes ou batidas, que são cereais encontrados em forma de flocos ou grãos, ricos em aminoácidos, fibras e vitaminas e não contem glúten na sua composição.


Como saber se determinado produto contém ou não glúten?

Existe uma lei federal nº 10674, de 2003, que determina que todas as empresas que produzem alimentos precisam INFORMAR obrigatoriamente em seus rótulos se aquele produto “CONTÉM GLÚTEN” ou "NÃO CONTÉM GLÚTEN" na sua composição.

Quais líquidos os celíacos podem beber com segurança?

Os celíacos podem beber água, chás de todos os tipos, leites e sucos naturais (cuidar com os de caixinha).

 Quais bebidas alcoólicas os celíacos não podem beber?

Todas as bebidas alcoólicas são feitas de algum tipo de glúten, como por exemplo, o
Uísque (derivado do malte), gim (feito com centeio, ceada e zimbro), vodca (destilação de cevada, milho, trigo e centeio) e cerveja (feita com malte, que é derivado da cevada).
Atualmente o uísque, o gim e a vodka sofrem destilação várias vezes, o que teoricamente elimina o glúten, mas sempre ler o rótulo do produto  para se certificar de contém ou não glúten.
Já existe no mercado cervejas isenta de glúten, como a da marca Green´s, que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais especializadas ou em supermercado.


Dicas para viajem:
O ideal é levar alguns lanchinhos rápidos, como barrinhas de cereais sem glúten, bolinho, biscoitos e sempre comunicar o hotel que irá se hospedar que precisa de uma alimentação diferenciada, caso tenha nutricionista no local, pode entrar diretamente em contato para solicitar um cardápio diferenciado nas refeições.

Algumas companhias possuem cardápio de dieta sem glúten. O ideal é sempre comunicar a companhia com antecedência.



ORIENTAÇÕES IMPORTANTE
  • Somente compre produtos alimentícios produzidos em padarias ou supermercados que tenham local separado para produção de alimentos sem glúten, por causa da contaminação ou traços de glúten.
  • Separe uma esponja ou bucha para lavar os utensílios de preparação sem glúten. Sempre lave bem toda a louça para não haver contaminação cruzada.
  • Não reutilize o óleo de frituras de alimentos com glúten, pois ele já está contaminado. Da mesma forma, procure se informar nos restaurantes se o óleo utilizado é novo.
  • Luvas cirúrgicas e preservativos podem conter farinha de trigo na embalagem, entre em contato com o fabricante.
  • Aos católicos é sugerida a comunhão na espécie do vinho, já que a hóstia contém glúten.
  • Tenha sempre muito cuidado ao consumir produtos industrializados, pois eles podem ter sofrido contaminação por glúten: o no processo de fabricação, já que podem fabricar produtos com glúten e sem glúten no mesmo maquinário ou no mesmo ambiente.
  • Sempre que tiver alguma dúvida sobre o alimentos, não consuma, entre em contato com o fabricante, ligando para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor).
  • Alguns fabricantes desconhecem sobre alimentos sem glúten e adicionam ao rótulo informações erradas, então leia sempre o rótulo a procura da inscrição "contém 'ou' não contém glúten", bem como a lista dos ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário