Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

24 de abril de 2013

10° e 11° SEMANA GESTACIONAL




Olá pessoal. Fui fazer um treinamento em Minas Gerais e não consegui escrever no blog nestes dias, mas estou retornando com todo gás!

Nos 9 dias de treinamento fiquei hospeda em um Hotel em Monte Verde/MG para fazer um curso chamado Practitioner - INEXH (Programação Neurolinguística), uma cidade muito parecida com Gramado. 

Este treinamento me mostrou que temos muito mais de nossos pais do que imaginamos. A maioria dos nossos medos, inseguranças, fobias, entre outros, são traumas gerados na infância. Conheci pessoas que relataram fobia de papai noel, fobia de palhaço, inseguranças diversas e foi verificado que estes medos começaram na infância quando os próprios pais programaram a nossa mente. E a partir disso, surgiram os comportamentos indesejáveis e crenças limitantes.

Devemos falar desde a gestação palavras de carinho e reconhecimento para nossos filhos, para que entre no inconsciente dele e ele se torne um indivíduo seguro, carinhoso e com segurança emocional.

Além disso, quero agradecer pelo apoio da equipe do INEXH e os meus novos amigos que nos trataram muito bem. Tenho certeza que o meu bebê sentiu todo o amor e carinho que nos foi passado! Obrigado por vocês fazerem a diferença nas nossas vidas! Amo muito vocês...


 10° semana:

Na 10° semana fui a uma nutricionista, sim, consultei com a minha colega de trabalho (Santo de casa não faz milagre – isto é uma crença limitante). Considero importante trocar experiências quando queremos ter sucesso nos nossos objetivos.

Na consulta com fizemos novamente o meu planejamento de ganho de peso para os 9 meses de gestação, como já sabia pela curva de Atalah, 1999 eu me encontro com baixo peso para semana gestacional. O que no meu caso não é preocupante, pois sempre fui magra e me alimento super bem.
Na semana seguinte a nutricionista me entregou o cardápio! Que susto! Mas vou conseguir!

Lista de alimentos para comprar no mercado:
  • Queijo de búfalo
  • Frutas vermelhas (mirtilo, morango ou blueberry) 
  •  Pão sem glúten
  • Iogurte sem lactose 
  • Oleaginosas (castanhas, amêndoas,...)
  • As farinhas e sementes integrais (aveia, chia, quinoa, gergelim...) eu tenho em casa e na loja.
A nutri me falou bastante sobre a Epigenética: A alimentação de uma mãe pode influenciar de forma direta diferentes ativações de genes nos seus filhos que vão durar toda a sua vida adulta e influenciar até gerações posteriores (tudo que comemos na gestação até os nossos netos podem gostar de comer). 
A boa noticia é que uma melhora na alimentação durante a vida pode prevenir doenças, como se desligassem o gene responsável por ela.
Na medida em que conhecemos mais profundamente as conecções entre a alimentação e o epigenoma, surgem possibilidades infinitas de aplicações no cotidiano e na clínica. Formado durante uma vida inteira de experiências iniciadas ainda no útero materno, nosso epigenoma pode vir a nos oferecer muitas informações sobre como nos alimentarmos melhor.

 11° semana:

Me pesei na volta da viajem e já engordei 2Kg e ainda não acabou o 1° trimestre. A meta era engordar 1,5Kg. 

Claro, que a viajem não estava prevista, pois no hotel até a massa do almoço era caseira, então não tinha como seguir uma dieta muito específica.

Ainda continuo com enjoos, geralmente  pelas manhãs - ao acordar.

Começei a usar um óleo para gestantes da Natura e neste momento tenho interagido com o meu bebê, com massagens de chantala e palavras de carinho e  reconhecimento.

ESTOU AMANDO SER MAMÃE!!!





2 comentários:

  1. Amiiiga, que emocionante!!! Já amamos tanto esse baby!!!! Nos conta TUDO!!!!

    ResponderExcluir