Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

21 de maio de 2013

Goji berry emagrece mesmo?

Quem rouba a cena de imagrecedor milagroso agora é o Goji berry, posto anteriormente ocupado pela chia, chá verde, óleo de cocô, entre outros. De tempos em tempos algum alimento rouba a cena. Atualmente, o goji berry vem assumindo seu lugar, uma fruta bastante consumida na China e migrada recentemente ao Brasil. Encontra-se sua versão em pó e desidratada, já que sua versão in natura sai muito caro. Para afirmar seus benefícios é necessário conhecer os nutrientes que nela contém.

A dose diária de ingestão de vitamina C recomendada é de 75 miligr
anas para mulheres e 90 para homens, em 100g da fruta encontramos 42 miligramas do nutriente. Por conta deste nutriente é que a fruta tem gerado bafafá no campo do emagrecimento, já que um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que não ingerem níveis adequados de vitamina C tinham menor capacidade de queimar gordura do que as que tomaram cápsulas do nutriente.  Isso se deve a participação ativa nos processos metabólicos, onde a carência talvez prejudique o trabalho das células, que, assim, deixariam de utilizar a energia de forma eficiente. No entanto, no trabalho americano, os dois grupos pesquisados seguiam uma dieta restritiva, ao final de um mês, não houve diferença significativa na perda de peso entre as turmas. Ambos secaram 4 quilos em média. Ou seja, o que mais importa é o controle de calorias ingeridas. Por isso não resolve o consumo exagerado de vitamina C, como a fruta chinesa, esperando que o ponteiro da balança caia. A dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos é fundamental.

Fazendo justiça ao nutriente em destaque na goji, apesar de a substância não fazer a torra da gordura, a vitamina C fortalece o sistema imunológico, o que por si só já justificaria o uso da frutinha. Já com relação ao indice glicêmico(IG), ela soma apenas 29 pontos, sendo que alimentos com menos de 50 são considerados de baixo IG, o que é vantagem pois eles não fazem os niveis de glicose disparar, e o pâncreas não precisa liberar de uma vez uma enxurrada de insulina no sangue para dar conta de topdo o açúcar excedente. Lembrando que outra função da insulina é armazenar energia no corpo, incusive na forma de gordura. Daí a importância de priorizar alimentos com baixo IG.

Além disso, estudos mostram que o goji tem capacidade antioxidante que tem garantido à substância o cargo de protetora contra doenças relacionadas ao avançar da idade, males cardiovasculares e neurodegenerativos, problemas de visão, entre outros. Outra carta na manga são os carotenoides, grupo ao qual fazem parte o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina, estas substancias são capazes de prevenir mazelas oculares.

Se quiser aproveitar esse combo, que ainda inclui vitaminas do complexo B, diversos minerais e aminoácidos, a solução é investir na goji desidratada, que em comparação com a fruta in natura a única diferença é a ausência de água. Recomenda-se o consumo de 2 colheres de sopa por dia, o quereune 100 calorias, lembrando de moderar non resto da dieta. Com esses cuidados, a frutinha ajuda, sim, a se alegrar em cima da balança.





Fonte: Revista Saúde maio/2013

8 comentários:

  1. pode me informar valores e onde encontro monalisajjk@gmail,com

    ResponderExcluir
  2. QUERIA SABER SE TOMANDO EM CAOSULAS É MELHOR DO A FRUTA DESEDRATADA PARA EMAGRECER

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação o correto é Emagrecedor e não Imagrecedor!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando, com uma semana de uso, ja notei minha barriga diminuir bastante

    ResponderExcluir
  5. Estou com 6 semanas de gestacao e gostaria muito de saber se posso consumir esta frutinha goji berry....alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Adolescentes a partir de 14 anos podem tomar?

    ResponderExcluir
  7. Que frutinha sensacional. E quanta coisa podemos fazer! Temos algumas idéias bem aqui.

    ResponderExcluir