Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

CONTATO:

Rua Dr. Montaury 1441 sala 402. Caxias do Sul/RS
Tel: (54) 30664554
Whats: (54) 981557525
Email: clarisse@corporesanocaxias.com.br
Site: www.corporesanocaxias.com.br
Face: www.facebook.com/clarisse.zanette
Instagran: @clarissezanette

28 de maio de 2014

Farinhas: trigo, aveia e milho



Tortas, pães, bolos, rocamboles... Se há um ingrediente que não pode faltar nessas receitas é a farinha, e a mais popular é a farinha de trigo refinada (ou branca). Esta farinha é composta apenas pela parte interna do grão, sendo pobre em fibras e vitaminas, além de não auxiliar no controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) e nem da saciedade.
Já a farinha de milho é obtida por meio da moagem do grão. Possui as tais fibras que contribuem para o trânsito intestinal, e amido resistente, substância que passa praticamente intacta pelo aparelho digestivo e não causa picos de glicose.




Destaque mesmo é a farinha de aveia! Ela possui uma fibra especial, a betaglucana, que auxilia na redução do colesterol, sem contar que do trio, ela é a que mais tem proteínas.




A grande questão é que, dependendo do preparo, as farinhas integrais, como as de milho e aveia, interferem no resultado, pois são mais pesadas. O jeito é misturá-las à de trigo refinada, garantindo pelo menos parte dos benefícios.
 Os valores se referem a 50g das farinhas, o que equivale a 1/4 de xícara

PLACAR
TRIGO          MILHO          AVEIA
1        X         1        X          4
Fonte: Revista Saúde 05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário