Na revista Saúde! deste mês, saiu uma matéria sobre o consumo de iogurte fermentado e a gastrite.
Um estudo conduzido no México avaliou 464 indivíduos, eles ingeriram pelo menos 1 porção semanal de iogurte fermentado e apresentaram maior resistência a bactéria Helicobacter pylori (bactéria do estômago). “O iogurte é capaz de afastar a gastrite ao manter o estômago saudável e os níveis de acidez sobre controle” revela a epidemiologista Lizbeth Carillo, uma das autoras do estudo.
Esse efeito protetor se dá graças à presença de bactérias, como os Lactobacillis bulgaricus e Streptococcus thermophilis. Estas bactérias (ver probióticos) transformam a lactose, o açúcar do leite em ácido lático, capaz de inibir a H. pylori.
“O que é H. pylori? É uma espécie de bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados pela infecção por H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de complicação relacionada com a bactéria.”
O principal meio de contaminação da H. pylori é por contato oral e por alimentos contaminados, assim lave sempre bem os alimentos.
Dica: Consumir duas doses diárias de iogurte fermentado.
E não esqueça que café, álcool, refrigerantes, doces, derivados do tomate e leite devem ser excluídos da dieta, pois aumentam o suco gástrico e agrava a gastrite.
Qualquer dúvida procure um profissional!
Olá Dra. Na sua opiniäo. posso comer queijo frescal na minha dieta contra gastrite? Grata
ResponderExcluirola, estou com virose, meu estomago nao aceita quase nada do que como, o leite fermentado ajuda em algo?
ResponderExcluirOlá tenho intolerância a lactose . Se eu tomar o iogurte sem lactose terá o mesmo efeito ?
ResponderExcluir