Perfil

Criamos esse espaço para que nossos pacientes, amigos e curiosos por nutrição possam sempre encontrar informações, novidades, receitas e dicas que vão de encontro ao nosso atendimento. Esperamos que vocês curtam!

Face: www.facebook.com/clarisse.zanette

Instagran: @clarissezanette

28 de março de 2010

"IOGURTE FERMENTADO COMBATE A GASTRITE"



        Na revista Saúde! deste mês, saiu uma matéria sobre o consumo de iogurte fermentado e a gastrite.
Um estudo conduzido no México avaliou 464 indivíduos, eles ingeriram pelo menos 1 porção semanal de iogurte fermentado e apresentaram maior resistência a bactéria Helicobacter pylori (bactéria do estômago). “O iogurte é capaz de afastar a gastrite ao manter o estômago saudável e os níveis de acidez sobre controle” revela a epidemiologista Lizbeth Carillo, uma das autoras do estudo.
      Esse efeito protetor se dá graças à presença de bactérias, como os Lactobacillis bulgaricus e Streptococcus thermophilis. Estas bactérias (ver probióticos) transformam a lactose, o açúcar do leite em ácido lático, capaz de inibir a H. pylori.
       “O que é H. pylori? É uma espécie de bactéria que infecta o revestimento mucoso do estômago humano. Muitas úlceras pépticas, alguns tipos de gastrite e de câncer do estômago são causados pela infecção por H. pylori, apesar de a maioria dos humanos infectados nunca chegar a manifestar qualquer tipo de complicação relacionada com a bactéria.”
      O principal meio de contaminação da H. pylori é por contato oral e por alimentos contaminados, assim lave sempre bem os alimentos.

Dica: Consumir duas doses diárias de iogurte fermentado.
E não esqueça que café, álcool, refrigerantes, doces, derivados do tomate e leite devem ser excluídos da dieta, pois aumentam o suco gástrico e agrava a gastrite.

Qualquer dúvida procure um profissional!

3 comentários:

  1. Olá Dra. Na sua opiniäo. posso comer queijo frescal na minha dieta contra gastrite? Grata

    ResponderExcluir
  2. ola, estou com virose, meu estomago nao aceita quase nada do que como, o leite fermentado ajuda em algo?

    ResponderExcluir
  3. Olá tenho intolerância a lactose . Se eu tomar o iogurte sem lactose terá o mesmo efeito ?

    ResponderExcluir